A BATALHA DE SAN ROMANO (Aula nº 42 B)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

(Clique na imagem para ampliá-la.) 

O pintor florentino Paolo Uccello era tão fascinado pela descoberta da perspectiva que passava dias e noites desenhando objetos em escorço (redução de uma figura segundo as regras de perspectiva) e tentando solucionar alguns problemas impostos pelas novas leis da pintura. A sua obra acima mostra o quanto ele se dedicou a usar a perspectiva, obtendo um belo arranjo matemático. Uccello constrói um plausível palco, onde expõe suas figuras do modo a parecerem sólidas e reais, embora fique visível que ele ainda não dominava o uso dos efeitos de luz, sombra e ar de modo a amenizar os fortes contornos de uma representação perspectivada à risca. Ao artista interessava estudar e resolver os problemas suscitados pelo novo, desligando-se do espírito antigo. Estudamos hoje uma de suas obras-primas. Primeiramente é necessário acessar Uccello – A BATALHA DE SAN ROMANO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente!

  1. A unidade política da Itália desapareceu após a derrocada do Império Romano,  sendo, portanto, a Itália da aurora do Renascimento ainda uma colcha de retalhos formada por pequenas cidades-estados independentes e beligerantes entre si, dominadas por poderosas famílias. As três composições que formam A Batalha de San Romano, portanto, referem-se à disputa entre as cidades de:

    1. Roma e Veneza
    2. Siena e Florença
    3. Ferrara e Veneza
    4. Florença e Roma

  2. O tema da obra  é a celebração da vitória de um dos lados, sendo o comandante…………………., aliado da família Medici, o principal personagem.

    1. Niccolò da Tolentino
    2. Benozzo Gozzoli
    3. Lorenzo Ghiberti
    4. Leon Battista Alberti

  3. As lanças entrecruzadas à esquerda e as plumas nos elmos dos cavaleiros e suas roupas pomposas são elementos que ornamentam a composição, tendo por objetivo:

    1. Mostrar a ferocidade da batalha de San Romano.
    2. Amenizar a brutalidade da cena representada.
    3. Esconder os contornos da representação e a falta de luz e sombra.
    4. Compensar o difícil trabalho na representação dos homens e seus cavalos.

  4. O ponto principal da obra, cujo movimento se dá da esquerda para a direita, é:

    1. o soldado morto no chão
    2. as lanças para cima
    3. o cavalo branco e Niccolò
    4. os estandartes ao vento

  5. A maioria das bandeiras medievais não era retangular, terminando em duas longas extremidades, como as do exército de Niccolò, cujo símbolo é uma coroa………….

    1. com um leão dourado.
    2. de cordame com nós.
    3. com as armas dos Medici.
    4. de ramos de oliveira.

  6. Sobre os arreios dos cavalos é possível observar a presença de belos adornos dourados que são na verdade aplicações de…………… sobre a superfície da pintura.

    1. ouro
    2. lápis lazúli
    3. malaquita
    4. azurite

  7. Para contornar a dificuldade de apresentar um plano intermediário — obstáculo próprio dos artistas do início do Renascimento —, Uccello separou o primeiro plano do fundo, colocando uma sebe com rosas brancas e vermelhas, laranjeiras e romãzeiras no meio, de modo que, no fundo da composição…………….

    1. a batalha já chegou ao fim.
    2. os perdedores estão batendo em retirada.
    3. não há presença de combate.
    4. a batalha continua acirrada.

  8. O primeiro plano parece muito estreito, com elmos, pedaços de lança, pés dos cavalos e os pés do cavaleiro morto quase saindo dos limites da tela. Uccello levou em consideração o local onde ficaria a obra, ou seja, …….

    1. no alinhamento dos olhos.
    2. abaixo do nível dos olhos.
    3. acima do nível dos olhos.
    4. Todas as respostas estão incorretas.

  9. Embora a composição represente uma cena de guerra, cavalos e homens mais se assemelham a brinquedos, contudo as figuras parecem………..

    1. muito mal desenhadas.
    2. esculpidas e não pintadas.
    3. extremamente verdadeiras.
    4. sem nenhuma solidez.

  10. Nunca uma figura fora pintada assim antes, tendo sido, sem dúvida alguma, de grande dificuldade para o pintor. Tratava-se de uma inovação na história da arte à época. A figura em destaque é:

    1. o guerreiro tombado no chão
    2. o comandante em seu cavalo branco
    3. o escudeiro com o capacete do mestre
    4. o guerreiro no cavalo preto à direita

  11. Na sua composição Uccello emprega………… pela qual era um estudioso obcecado, além de mostrar com detalhes a forma e o movimento dos personagens e animais.

    1. a luz
    2. a sombra
    3. o escorço
    4. a perspectiva

  12. A ……………… (do latim do latim temperare) significa misturar ou aglutinar, sendo a essa a tinta mais antiga usada na Antiguidade, na Idade Média e na Renascença. Foi a técnica empregada por Paolo Uccelo em sua composição.

    1. afresco
    2. aquarela
    3. têmpera
    4. guache

  13. O que essa obra tem de tão especial, se os animais parecem cavalinhos de brinquedo? A maravilha desta pintura relativa a cerca de 1450 (século XV) reside no fato de Uccello  dar destaque às suas figuras que parecem……………… em vez de…………..

    1. pintadas / esculpidas
    2. esculpidas / pintadas
    3. desenhadas / esculpidas
    4. esculpidas / desenhadas

Gabarito
1.b / 2.a / 3.d / 4.c / 5.b / 6.a / 7.d / 8.c / 9.b / 10.a / 11.d / 12.c/ 13.b

Obs.: Conheça a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – PAOLO UCCELLO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *