A QUERMESSE (Aula nº 68 C)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

                                                 (Clique na imagem para ampliá-la.)

O pintor Peter Paul Rubens partiu para a Itália quando estava prestes a completar 30 anos de idade e ali conheceu várias cidades.  Ao regressar à Antuérpia já havia aprendido tudo sobre pintura: manejo dos pincéis e tinta, representação de nus, armaduras, joias, animais, paisagens, etc. Tinha preferência pelos painéis gigantescos, usados para decorar igrejas e palácios. Era um homem de vasta cultura, dono de uma mente brilhante, um erudito clássico, ilustrador de livros, colecionador de arte e antiguidades e também diplomata. Falava e escrevia várias línguas e tinha aptidão para a oratória e a diplomacia. Internacionalmente conhecido, Rubens recebia tantas encomendas que foi necessário criar um ateliê com muitos alunos e assistentes para ajudá-lo. Na arte executou com maestria todas as categorias pictóricas: pintura sacra, histórica, mitológica, paisagística, pintura de gênero e naturezas-mortas. Foi um artista completo, um dos mais inovadores e versáteis do período barroco. Suas pinturas caracterizam-se pelas cores arrojadas, composições dinâmicas e pinceladas vigorosas. Hoje estudamos uma de suas obras. Primeiramente é necessário acessar o link Rubens – A QUERMESSE e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

  1. A obra A Quermesse ou A Feira da Aldeia é tida como uma das mais belas pinturas de paisagem criadas pelo artista barroco. Também é conhecida como:

    1. Dança dos Camponeses
    2. A Festa na Aldeia
    3. O Encontro dos Camponeses
    4. Piquenique na Aldeia

  2. O artista foi inspirado nesta composição por seu amigo e colaborador ……………. que gostava de criar pinturas com aldeões.

    1. Frans Snyders
    2. Pieter Bruegel, o Velho
    3. Hans Holbein, o Moço
    4. Paolo Veronese

  3. Todas as afirmativas acerca da festa na aldeia estão corretas, exceto:

    1. A festa acontece ao ar livre com mais de 90 figuras.
    2. Os personagens usam roupas com cores brilhantes.
    3. Os traços fisionômicos apresentam pouca definição.
    4. Os grupos presentes retratam diversas situações.

  4. Acerca do arranjo da composição não é possível dizer que:

    1. Inúmeros personagens são retratados na obra.
    2. O pintor não obteve uma grande unidade na obra.
    3. Os personagens estão divididos em vários grupos.
    4. O pintor conseguiu mostrar movimentação e alegria.

  5. Os acontecimentos narrados na obra são típicos da vida da gente simples.

    Marque a alternativa que não condiz com o enunciado:

    1. Casais abraçados e mães amamentando seus filhos.
    2. Homens com jarras e copos nas mãos e pessoas deitadas.
    3. Uma garota virando um copo de cerveja na boca de um homem.
    4. Grupos rodopiando freneticamente ao som da música.

  6. Os músicos que se apresentam tocando na composição encontram-se:

    1. no alpendre da casa
    2. perto de uma mesinha
    3. juntos a um cãozinho
    4. debaixo de uma árvore

  7. Um homem assentado sobre um barril e debruçado sobre uma mesa pode ser visto …………… da obra.

    1. no primeiro plano
    2. na parte central
    3. no lado esquerdo
    4. no lado direito

  8. O pintor usou ……………… para dividir a composição ao meio.

    1. um grupo de quatro pessoas
    2. um casal dançando
    3. uma mesa com toalha branca
    4. uma grande árvore

  9. Chamam a atenção ……………………………… aumentando a sensação de movimento rápido.

    1. as vastas saias rodadas das mulheres
    2. a folhagem das árvores balançando
    3. os pássaros voando pelo céu azulado
    4. os chapéus masculinos voando ao vento

  10. Todas as informações sobre a festa estão corretas, exceto:

    1. Desenvolve-se em frente a uma grande casa pintada em tons de terra.
    2. Pessoas jovens divertem-se diante da casa circundada por árvores.
    3. À direita, na parte inferior, estão tachos e vasilhames, onde estava a comida.
    4. Um grupo de crianças brincam alegremente de roda à esquerda.

  11. Dois cães, três aves, patos e uma galinha são vistos na pintura. Marque a resposta que não condiz com a posição dos animais citados:

    1. As aves encontram-se em segundo plano, voando no céu.
    2. Um dos cães procura por restos de comida nas vasilhas.
    3. Os patos encontram-se no canto inferior esquerdo da tela.
    4. A galinha está ciscando debaixo de uma mesa redonda.

  12. O elemento principal da obra é:

    1. a paisagem ao fundo
    2. os camponeses
    3. os bichos presentes
    4. a casa e as árvores

  13. Sobre o artista e a composição não é possível afirmar que:

    1. O pintor objetiva harmonizar formas e cores ao retratar a festa na aldeia.
    2. Não se sabe qual seria o real motivo de tão alegre comemoração pelos aldeões.
    3. Pode ser a comemoração de um casamento ou do término de uma colheita.
    4. A animação vista na festa contrasta com a inquietação observada na paisagem.

  14. Os feixes de ……………. vistos em primeiro plano à esquerda podem sugerir o término de uma colheita.

    1. feijão
    2. cana
    3. trigo
    4. arroz

Gabarito
1.a / 2.b / 3.a / 4.b / 5.c / 6.d / 7.c / 8.d / 9.a / 10.b / 11.c / 12.b / 13.d / 14.c

Views: 6

2 comentaram em “A QUERMESSE (Aula nº 68 C)

  1. Marinalva Autor do post

    Lu

    Essa pintura, A Quermesse, é muito interessante! O pintor, como em muitas obras suas, usa cores claras e sombras proporcionais, brilhantes, figuras em movimentos, impregnadas de muita força e dinamismo, onde se funde o mito e o mundo real. Esse brilhante artista nos faz pensar e ver a importância da arte na formação cultural e social do povo. O conhecimento das artes deveria ser mais estimulado nas escolas.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      “A Quermesse” encontra-se entre as pinturas mais conhecidas e famosas de Rubens. Quanto ao estudo das artes, esse é bem pífio em nosso país, tanto é que pouquíssimas pessoas conseguem citar pelo menos o nome de cinco grandes artistas quer seja na pintura, na escultura ou na arquitetura, o que é lastimável.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *