Autoria de Lu Dias Carvalho
O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. (Evangelho de Lucas)
A pintura Anunciação é uma obra do pintor italiano Alessio Boldovinetti ( c. 1425-1499). O artista recebeu influência de Domenico Veneziano, Fra Angelico, Andrea del Castangno e Piero della Francesca, combinando diferentes técnicas com muita habilidade. Trabalhou também com vitrais, mosaicos, marchetaria e decorações de paredes em igrejas. Foi um famoso mestre em ourivesaria, como mostram seus quadros.
Na composição, executada para a igreja de São Giorgio alla Costa, a Virgem Maria recebe a visita do anjo que anuncia que ela será a mãe do Salvador. Ela se mostra surpresa. Virgem e anjo encontram-se de pé. Ambos são alongados e possuem cabelos dourados e uma auréola acima da cabeça. Ela também usa um véu transparente, que lhe tapa o rosto. O passo largo do anjo e suas vestes esvoaçantes mostram que ele acabou de chegar, pela esquerda.
Maria encontrava-se em orações, como mostra seu livro vermelho, sobre um plinto, e sua cadeira. O anjo repassa a impressão de que está prestes a ajoelhar-se diante dela. A Virgem usa um vestido vermelho e um manto azul, enquanto o anjo usa vestes com as mesmas cores. Ele traz os braços cruzados sobre o peito, em sinal de humildade.
O piso é feito de ladrilhos dispostos geometricamente, coloridos com manchas irregulares em branco, verde, rosa e azulado, o que repassa a sensação de movimento. O vermelho é a cor predominante na pintura. Junto ao muro há uma plantação de lírios, que simboliza a pureza da Virgem. O topo de alguns ciprestes e uma árvore frutífera aparecem acima. Atrás de Maria está uma porta que leva a outro aposento.
O ponto focal da pintura encontra-se à esquerda, acima do anjo. A verticalidade é preponderante na obra, como mostram a figura da Virgem, do anjo, o suporte, as colunas e os ciprestes.
Ficha técnica:
Artista: Alessio Boldovinetti
Ano: 1457
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 167 x 137 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Views: 1
Lu Dias
Estiloso o “casebre” do Aléssio, heim?
Seria um palácio?
Abração
Mário Mendonça
Mário
E olhe que este “casebre” é de 1457.
Irá copiar o modelo?
Beijos,
Lu