Anita Malfatti – ESTUDANTE RUSSA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A futura pioneira da arte moderna no Brasil, Anita Catarina Malfatti (1889 – 1964), que seria conhecida depois como Anita Malfatti, nasceu na cidade de São Paulo. Era a segunda filha do engenheiro civil italiano, Samuel Malfatti, e da estadunidense Elizabeth Krug, descendente de irlandeses e alemães, apelidada de Bety. Da capital paulista a família Malfatti mudou-se para Campinas, no interior do mesmo Estado. E em 1892, já naturalizado, o pai de Anita tornou-se deputado estadual e representante da colônia italiana.

A composição intitulada A Estudante é obra da artista. Encontra-se no acervo do MASP desde 1949, tendo sido doada pela própria pintora. É uma das poucas obras da artista em que ela bota sua assinatura na parte superior. É possível que o fundo da obra em razão do tipo das pinceladas e cores, tenha sido pintado depois.

A mulher está sentada numa cadeira de frente para o observador, com o corpo levemente voltado para frente. Veste uma blusa muito colorida que contribui para dar luminosidade à tela. Sua saia roxa só é percebida até o joelho, pois a pintora não mostra os membros inferiores. As duas mãos estão cruzadas no colo, sendo que a direita fica oculta. A artista trazia uma atrofia congênita na mão direita, talvez, por isso, tenha ocultado a mão direita, ainda que sem perceber a relação consigo.

Ficha técnica
Ano: 1915 – 1916
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 76,5 x 61 cm
Localização: Museu de Arte, São Paulo, Brasil

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

2 comentários em “Anita Malfatti – ESTUDANTE RUSSA

  1. Alvimar Cury Júnior

    Eu me entristeço de não ver este nome lembrado como deveria. Ela se dedicava com a alma a sua arte e se, talvez, fosse pintora que tivesse trabalhado em outro lugar do mundo, não seria esquecida como no Brasil. É comum que aqui em nosso país, grandes artistas não sejam lembrados como merecem.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Alvimar

      Eu concordo totalmente com a visão que tem sobre a Anita Malfatti. Ela merecia um lugar de honra na arte pictórica nacional, mas nosso país não prima por valorizar nossos artistas, tampouco os cientistas, etc. Você não faz ideia de como é difícil encontrar livros que falem sobre artistas brasileiros e seus trabalhos. Este blogue dedica um espaço especial a ela. Depois de Tarsila do Amaral, ela é a artista mais buscada no blogue.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *