Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição Interior de Mônaco, da artista brasileira Anita Malfatti, foi executada quando ela se encontrava em Mônaco, juntamente com sua irmã Georgina, na residência de seus parentes. Para chegar à obra final, ela fez dois esboços, optando pelo último.
Um quarto com a porta entreaberta e atapetado de vermelho mostra uma mulher com um robe, de costas para a sala e o observador. É Georgina quem serve de modelo para a obra.
A sala contígua ao quarto é excessivamente decorada. As paredes de ambos os ambientes são decoradas com motivos diferentes. A cortina e a toalha da mesa apresentam motivos florais. O piso da sala é quadriculado e possui acabamento em arabescos vermelhos e brancos. Dois quadros enfeitam a parede. As flores de um vaso sobre uma cristaleira marrom, móvel com parte superior em vidro, o que permite ver louças e cristais em seu interior, misturam-se ao retrato.
A obra Interior de Mônaco foi reproduzida na revista francesa Le Septième Jour, em 1926, além de fazer parte de importantes exposições nacionais e internacionais. E mostra enorme influência do trabalho dos pintores Henri Matisse e Pierre Bonnard.
Ficha técnica
Ano: c. 1925
Dimensões: 73 x 60 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo da BM&FBOVESPA, São Paulo, Brasil
Fonte de pesquisa
Anita Malfatti/ Coleção Folha
Views: 8