Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição denominada Cristo Insultado, também conhecida como Cristo Coroado de Espinhos, é uma obra do holandês Hieronymus Bosch, pintor extremamente religioso, tendo sido responsável por inúmeras obras sobre a Paixão de Cristo, que inspiraram outros artistas.
Este painel é um dos trabalhos mais extraordinários de Bosch, em que as cinco figuras presentes são postadas em diagonais, sendo que o ponto de encontro das linhas dá-se na figura de Cristo, repassando a impressão de que ele se encontra pressionado em meio a seus carrascos. Seu olhar foge do de seus algozes e pousa no observador, como se dissesse: “Veja o que estão fazendo comigo!”.
Como já é característico da obra do artista, as quatro figuras em volta de Jesus Cristo, seus torturadores, apresentam rostos grotescos e caricaturais, em que estão presentes os sentimentos de desdém, ódio, demência e crueldade, num triste paradoxo com o rosto de Jesus, que demonstra resignação e dor.
O homem de verde, em cujo rosto está expressa grande crueldade, coloca a coroa de espinho sobre a cabeça de Jesus. O que se encontra às suas costas usa uma coleira de cachorro bravo, como a indicar sua ferocidade. No pano vermelho, que cobre a cabeça do homem no canto inferior esquerdo, são vistas uma lua crescente do Islã e a estrela amarela dos judeus, que o caracterizam como um inimigo do cristianismo.
Ficha técnica
Ano: c. 1480
Técnica: óleo sobre painel de carvalho
Dimensões: 73,7 x 59 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha
Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/hieronymus-bosch-christ-mocked-the-crowning-with-thorns
Views: 6