Brescianino – VÊNUS ENTRE DOIS CUPIDOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Andrea del Brescianino (c. 1486 – c. 1525) também conhecido por Dei Piccinelli – pertenceu ao período renascentista, tendo trabalhado principalmente em Siena ao lado de seu irmão Raffaello. Foi aluno de Giovanni Battista Giusi. O apelido de “Brescianino” foi derivado do lugar onde nascera seu pai, um dançarino. Foi influenciado por Rafael, Fra Bartolomeo e Andrea del Sarto.

A composição intitulada Vênus entre dois Cupidos é uma obra do artista. Sua Vênus apresenta proporções perfeitas de acordo com o cânone de beleza do Classicismo em que se encaixava a deusa da beleza e do amor. Ela possui: proporções perfeitas, seu corpo possui correção anatômica e volumetria, além de ser mostrada numa postura encantadora, como se tivesse sido surpreendida pelo artista ao sair de um grande nicho.

Dois sapecas Cupidos postam-se atrás da deusa. Um deles segura o arco e o outro uma flecha de ouro. Vênus traz na mão direita, elevada até a altura de seus olhos, uma concha. Ali, através da superfície espelhada, contempla sua beleza. Ela curva delicadamente sua perna direita, deixando o pé atrás e o joelho para frente. A perna esquerda já se encontra fora do nicho.

Ficha técnica
Ano: c. 1520 – 1525
Técnica: óleoa sobre madeira
Dimensões: 150 x 66 cm
Localização: Galleria Borghese, Roma, Itália

Fontes de pesquisa
Galleria Borghese/ Os Tesouros do Cardeal
Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *