Canaletto – UMA REGATA NO GRANDE CANAL

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

O pintor italiano Canaletto (1697 – 1768) cujo nome de batismo era Giovanni Antonio Canal, filho do pintor e cenógrafo Bernardo Canal e também seu primeiro mestre, era também tio do pintor Bernardo Belloto. Tornou-se muito conhecido pelas paisagens venezianas que pintava. Mais tarde, quando morava em Londres, pintou inúmeras paisagens inglesas (vedute*). Canaletto também estudou com o paisagista Lucas Carlevarijs e foi influenciado por Giovanni Paolo Pannini. Segundo alguns estudiosos da obra do artista, ele fez uso da câmera escura, (instrumento óptico através do qual os raios solares passam, refletindo a imagem que se deseja pintar), o que lhe possibilitava fazer desenhos mais precisos ao reproduzir proporções e perspectivas. Porém, os desenhos ou meros esboços deixados pelo artista sugerem que ele tomava notas ao ar livre e em seu estúdio usava réguas e bússolas para aperfeiçoá-los. Em razão de sua popularidade Canalleto foi muito imitado por outros artistas e teve suas obras falsificadas em grande escala.

A composição intitulada Uma Regata no Grande Canal é uma obra do artista. Ela faz parte de uma série de 14 vistas do Grande Canal, pintadas por ele. Retrata a regata anual (corrida de gôndolas leves) que passou a fazer parte do carnaval de Veneza no século XIV, perdurando até os dias de hoje. É possível ver algumas figuras em primeiro plano, à esquerda, usando uma máscara branca, chapéu tricórnio e capa preta. O pavilhão flutuante, à esquerda, adornado com pilastras e colunas douradas — estrutura temporária — é onde os prêmios em bandeiras coloridas serão distribuídos aos vencedores da regata.

Canaletto apresenta inúmeros barcos de oito e dez remos, ancorados de ambos os lados do Grande Canal com suas águas azuis encrespadas pelo vento.  As famílias nobres acompanham a regata, próximas ou em seus barcos ricamente decorados. Outras pessoas ajuntam-se nas varandas e janelas dos palácios, ornadas com tecidos coloridos, assim como nas escadarias e plataforma. As gôndolas passam no meio, com seus gondoleiros usando trajes típicos. Chaminés são vistas nos telhados. O céu mostra-se azul com nuvens brancas. As edificações que se encontram na margem direita são sombreadas, enquanto a margem esquerda é banhada pela luz solar morna, sugerindo que o evento esteja acontecendo na parte da manhã.

A representação quase precisa de Canaletto permite ao observador identificar muitos dos edifícios dispostos ao longo do Canal. Esta composição é um complemento para outra intitulada “Veneza: A Bacia de San Marco no Dia da Ascensão” da mesma data.

Atenção: você está convidado a fazer parte de nosso curso gratuito de História da Arte. Acesse o link para ter acesso às aulas: ÍNDICE – HISTÓRIA DA ARTE

Ficha técnica
Ano: c. 1735
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 117,2 x 186,7 cm    
Localização: Galeria Nacional de Londres, Grã-Bretanha

Fontes de Pesquisa:
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Rococó/ Editora Taschen
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/learn-about-art/paintings-in-depth/the-national-gallery-masterpiece-tour-canalettos-a-regatta-on-the-grand-canal?viewPage=1

Views: 11

2 comentaram em “Canaletto – UMA REGATA NO GRANDE CANAL

  1. Roberto Malta

    Muito bom o seu conteúdo! Já pensou em atrair mais pessoas para lerem suas postagens? Comece a usar a plataforma gratuita do “TrafegoParaSite com.br” ou pesquise no Google por “Portalhero.com.br/Como fazer Marketing Digital” e irá encontrar! Vale a pena trazer mais Pessoas para ler sua matéria. Ficou show!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Roberto Malta

      Agradeço muitíssimo a sua generosidade ao dar-me dicas tão importantes. Vou ver isso com muito carinho. Hoje recebi um número enorme de visitantes em “Canaletto – UMA REGATA NO GRANDE CANAL”. Não sei qual foi o motivo.

      O meu blogue é feito com muito carinho, trabalho e responsabilidade. Pelo conteúdo deveria realmente ter uma resposta bem maior. Inclusive estou dando um curso gratuito de HISTÓRIA DA ARTE, aberto a todos, nesta pandemia, como uma forma de ajudar as pessoas a fugirem um pouco dessa calamidade que abate sobre o mundo.

      Mais uma vez obrigada! Você é uma pessoa muito fofa!

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *