Autoria de Lu Dias Carvalho
A Adoração dos Pastores, obra de Caravaggio, está impregnada de tristeza. Trata-se de um realismo trágico. Presentes estão três pastores, todos eles homens, voltados para Maria e seu Menino.
A Virgem está assentada no chão com o Filho nos braços. A criança está voltada para a Mãe e tem a cabecinha aconchegada a seu rosto. José, usando um manto cor de terra, segura seu cajado e contempla o Menino no colo da mãe. Atrás de Maria e seu Filho estão um boi e um burro. Apenas as auréolas que circundam as cabeças de José e Maria atestam a divindade dos mesmos na cena.
O ambiente é fechado, sem nenhuma abertura para o céu ou para o exterior. Há uma humanidade doída nas pessoas ali presentes. O humano recebe mais destaque do que o divino, sendo os personagens tipos populares, cuja beleza exterior não importa, mas sim a realidade. Seus gestos contidos são cheios de dignidade e admiração. Há uma profunda piedade nos olhos dos personagens, como se já soubessem do destino que aguarda o Menino.
Ficha técnica
no: 1609
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 314 x 211 cm
Localização: Museu Nazionale, Messina, Itália
Fonte de pesquisa
Cristo na Arte/ Manuel Jover
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