Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição de Albrecht Dürer, A Adoração dos Reis Magos, apresenta os três reis vindos do Oriente, acompanhando a estrela, para visitarem o Menino. São eles: Gaspar, Baltasar e Melchior. E levam para Jesus, como presentes, ouro, mirra e incenso.
É sempre o mais velho dos três Magos a ser representado em primeiro lugar, ajoelhado diante do Menino Jesus, oferecendo-lhe ouro, que é o mais valioso dos presentes levados. Portanto, quem está diante de Jesus é Gaspar, com seus cabelos brancos e sua longa barba. Maria, assentada com o Jesus nos joelhos, estende-o para que receba os cumprimentos do Mago.
Logo atrás de Gaspar está Melchior, no retrato do próprio Dürer, com seus longos cabelos cacheados. O pintor costumava se autorretratar em suas composições.
Curiosidade
Os Reis Magos não tinham um número definido. Já foram apresentados em número de dois ou de quatro. Só mais tarde é que passaram a ser três, provavelmente levando em conta o número de presentes apresentados na Bíblia, e também receberam um nome. E foi somente no final da Idade Média é que Baltasar passou a ser representado como negro.
Ficha técnica
Ano: 1504
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 100 x 114 cm
Localização: Galeria de Uffizi, Florença, Itália
Fonte de pesquisa
Cristo na Arte/ Manuel Jover
Views: 6