Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição Ilusões Perdidas, que anteriormente havia recebido o nome de Inspiração, é um autorretrato do pintor brasileiro Eliseu Visconti, com características simbolistas sempre presentes em seus trabalhos.
O artista retrata-se já meio idoso, com seus cabelos, bigode e barba embranquecidos. Ele se encontra em primeiro plano, usando uma camisa branca com gravata borboleta preta. Um pequeno detalhe da calça mostra que é escura. Na mão esquerda traz uma paleta com tintas e vários pincéis, enquanto na direita segura um pincel, como se encontrasse em ação. Atrás dele vê-se uma enorme tela sobre um cavalete.
Chama a atenção na pintura, sobretudo, a expressão de contentamento visto no rosto do artista. Seus olhos, que se escondem debaixo de óculos arredondados de aros de metal, estão fechados. Ainda que os lábios estejam fechados, a expressão do rosto denota visível satisfação.
Da paleta do artista sobem nuvens brancas que, à medida que se elevam, vão tomando forma e criando várias figuras femininas nuas, suas musas, e seu próprio vulto a fitá-las. Seriam suas lembranças ou inspirações para um novo trabalho? Provavelmente ambas.
Ficha técnica
Ano: 1933
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 160 x 100 cm
Localização: coleção particular
Fonte de Pesquisa
Eliseu Visconti/ Coleção Folha
Views: 6
LuDias
Penso que teria mesmo sido muito mais apropriada a denominação “Inspiração” ao quadro de Eliseu Visconti, que você, com a excelência de sempre, dedicou este artigo. Não o vejo como um desiludido, acima de tudo, como você nos mostrou há um sorriso eloquente, persuasivo e o quadro é também festivo
Abraços
Ed
Também, como você, pressinto que ele se encontra muito feliz na pintura, plenamente realizado.
Abraços,
Lu