ESCRIBA SENTADO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

                   

Esta famosa estátua, rigidamente frontal, representando um homem sentado, possivelmente um escriba, foi criada por um escultor, que deve ter pertencido à IV ou V Dinastia Egípcia, tendo sido esculpida em pedra calcária pintada. Foi descoberta durante uma escavação na cidade de Sacara, nome de um sítio arqueológico egípcio, situado próximo à cidade do Cairo, pelo arqueólogo francês Auguste Mariette, em 1850. É provável que o nome do modelado tenha sido inscrito na base da estátua, que deveria ser maior, e que agora só apresenta um semicirculo.

A obra intitulada Escriba Sentado é tida como uma das obras-primas da arte egípcia em razão do realismo que dela advém, sobretudo de seus grandes olhos escuros, que se mostram atentos e alertas, e parecem mirar o observador. Neles foram incrustradas pedras semipreciosas finamente trabalhadas. Encontram-se presos com dois grampos de cobre, cada um. As sobrancelhas foram feitas com tinta orgânica escura. Os mamilos são feitos de madeira. Chamam a atenção suas formas esculturais, extremamente geométricas e menos trabalhadas, que contrastam com seu rosto, mãos, dedos e unhas, maravilhosamente modelados. São vistos, de seus quatro lados, parte do bloco no qual foi esculpida.

A figura assume uma postura elegante, trazendo as pernas cruzadas, com a direita na frente da esquerda. Veste um kilt branco, ou seja, uma espécie de saiote levemente transpassado, que vai da cintura até próximo aos joelhos, possibilitando ao escriba nele assentar seu instrumento de trabalho. No colo traz um pergaminho de papiro com uma parte desenrolada, onde repousa a mão direita, como se estivesse trabalhando, pois esta era a posição usada pelos escribas, enquanto segura a parte em forma de rolo com a esquerda, firmando-a com o polegar. É de supor-se que haveria um pincel na sua mão direita, tendo sido perdido com o tempo.

Ficha técnica
Ano: durante a IV ou V Dinastia
Altura: 53,7 cm
Largura: 44 cm
Profundidade: 35 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris, França

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
http://www.louvre.fr/en/oeuvre-notices/seated-scribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *