Autoria de Lu Dias Carvalho
Por muito tempo eu me perguntei o porquê de acrescentarem, ao final dos filmes, aquele monte de créditos que ninguém lê. Assim que a película chega ao final, se o telespectador está no cinema, vai logo se levantando para sair, dando as costas para a tela; se está em casa, desliga a tevê ou muda de canal. Mas compreendo agora que os demorados créditos finais possuem razão de ser, pois a confecção de um filme demanda muitas cabeças pensantes. É um exército de pessoas dando o melhor de si, para o sucesso da película.
A produção de um filme passa por três fases básicas:
1- pré-produção
2- produção
3- pós-produção
A pré-produção e a produção contam com a presença de:
- produtores
- diretores
- roteiristas
- atores
A pós-produção, feita após o término das filmagens, conta com equipes de:
- edição
- som
- composição
- efeitos especiais
As cenas, ao serem rodadas, nem sempre obedecem a uma sequência lógica, pois são filmadas de acordo com a locação. Um mesmo filme pode ser filmado em diferentes cenários. Por isso, somente na fase de pós-produção é que o montador e o diretor organizam a sequência lógica das cenas, num processo minucioso e demorado, em que muitas partes são descartadas. O sucesso do filme depende, muitas vezes, da forma como foi montado.
Depois de pronto o filme, os distribuidores, por sua vez, escolhem o local onde estreará e os exibidores levam-no à tela, estipulando um período para a sua exibição nos cinemas, que poderá ser alterado conforme o retorno das bilheterias.
O mercado do vídeo é outro filão para se ganhar dinheiro com o filme. E agora, com as televisões LED, nos mais variados tamanhos, fica ainda mais prazeroso assistir a um filme em casa. A internet também permite baixar muitos filmes pagos e gratuitos.
Nota: Imagem copiada de www.tvsinopse.kinghost.net
Views: 4