Frans Post – PAISAGEM COM TAMANDUÁ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor holandês Frans Post (1612-1680) veio para o Brasil na comitiva do conde Maurício de Nassau, quando esse aqui esteve com o objetivo de governar as terras conquistadas pela Holanda, no Nordeste do Brasil. Frans Post foi o primeiro paisagista do Brasil do século XVII, tendo aqui passado sete anos. A sua importância está no fato de que suas paisagens foram os primeiros registros pintados in loco, uma vez que as gravuras e os desenhos que se tinha de nosso país eram feitos a partir de depoimentos dos viajantes que aqui vinham.

A pintura intitulada Paisagem com Tamanduá, assim como todas as obras do pintor holandês feitas no Brasil, é de fundamental importância para nós brasileiros, por ter sido ele o primeiro artista europeu a retratar nossa terra e a vida nos trópicos, servindo, portanto, de raríssimos documentos. Mesmo após deixar o Brasil, Frans Post continuou pintando paisagens brasileiras, baseando-se em desenhos e esboços feitos aqui, sem se esquecer dos animais típicos de nosso país, como tatus, tamanduás, serpentes, como é o caso desta paisagem, etc.

A composição acima apresentada mostra um grupo de pessoas negras, composto por mulheres, homens e crianças, com suas roupas brancas e balaios. No meio encontra-se um homem vestido como um feitor. As crianças e três escravos encontram-se com o torso nu. Dois belos coqueiros, um de cada lado, postam-se na entrada do grupo em direção às casas ao fundo. Uma vegetação típica do nordeste brasileiro espalha-se pela paisagem, assim como um rio (ou lago) de águas azuis. Um alto céu azul com nuvens brancas cobre toda a paisagem. Montanhas de um azul-acizentado delineiam o horizonte.

Ficha técnica
Ano: 1660 – 1680
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 56 x 79 cm
Localização: Museu de Arte, São Paulo, Brasil

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *