Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição O Pintor e a Modelo é uma obra do cantor, poeta, compositor e pintor brasileiro Heitor dos Prazeres. O artista optou pela arte naïf, também conhecida como arte primitiva ou ingênua. O quadro é muito parecido com outra obra sua denominada “O Poeta e a Musa”, principalmente no que tange ao ambiente.
A cena é ambientada numa pequena sala que tem o chão feito com tábuas corridas horizontais. Duas figuras estão presentes: o pintor e sua modelo. A cama, com um colchão vermelho, em que se encontra a jovem mulher, está encostada numa parede azul, onde dois quadros estão dependurados. No meio do cenário, em primeiro plano, está a mesa do pintor, com uma série de elementos: um maço de cigarros, um isqueiro, uma garrafa de cachaça e dois copos (um para si e o outor para a modelo), uma caixa aberta com bisnagas de tinta dentro e fora dela, pincéis espalhados, um cinzeiro onde descansa um cigarro aceso, um coto de vela apagada e pela metade, etc.
A modelo encontra-se despida, coberta apenas por uma pequena faixa de tecido que envolve seu bumbum e genitália. Deitada de lado, mas com o rosto de perfil, escorado na mão direita, ela traz o pé direito levantado e a perna esquerda estendida. Seus seios, em forma de pera, trazem os mamilos apontados para baixo. Sobre uma cadeira, próxima a uma mesa, estão suas vestes: vestido, calcinha e cinto. Todas as peças de sua vestimenta possuem a mesma cor.
O pintor, com seu avental branco, boina alaranjada, calças escuras e sapatos pretos com detalhes em branco, está de costas para o observador e com o rosto de perfil, virado para direita, e o olhar direcionado para o teto. Traz na mão esquerda a paleta de cores e na direita o pincel. O quadro no cavalete já se encontra bem adiantado. À sua esquerda vê-se parte de um armário. Uma cortina amarela com desenhos pretos cobre a janela lateral, à direita, encaixada numa parede azul.
Ficha técnica
Ano: 1960
Dimensões: 30 x 30 cm
Técnica: óleo sobre madeira
Localização: coleção particular
Fonte de pesquisa
Heitor dos Prazeres/ Coleção Folha
Views: 2
Bom dia, Lu
Nas mãos do artista, a sutileza do rude. Bela obra.
É o autorretrato do pintor nesta obra, Lu?
Abraços,
Leila
Leila
Parece que sim, pois retrata as duas profissões que tanto amava: a pintura e a arte de compor.
Abraços,
Lu