Autoria de Lu Dias Carvalho
O pintor italiano Pietro di Giovanni (c. 1370 – 1424), mais conhecido por Lorenzo Monaco ou Lorenzo, o Monge, foi noviço no mosteiro de Santa Maria degli Angeli, em Florença, na Itália, mas veio a abandonar a comunidade monástica e possivelmente o hábito. Recebeu influências de Giotto e de seus seguidores Spinello e Agnolo Gaddi. As obras do artista traziam quase sempre um fundo dourado. Eram impregnadas de espiritualidade, normalmente sem nenhum elemento profano. O artista chegou a ter uma importante oficina em Florença, onde produziu ilustrações de livros e retábulos, sendo alguns deles criados para o mosteiro. Sua pintura evoluiu para o chamado gótico internacional.
A composição Adoração dos Magos é uma obra do artista. Inúmeras figuras aglomeram-se atrás dos magos em visita à Virgem Maria e ao seu Menino que se encontram junto ao presépio. Maria, sentada numa pedra próxima ao presépio adornado com três anjos, usa um vestido azul escuro adornado com três estrelas (uma na cabeça e uma acima de cada ombro) – símbolo de sua virgindade. Ela apresenta sua criança que traz os dedinhos da mão direita – direcionados aos visitantes – em postura de bênção. À direita da Virgem, sentado no chão e olhando para o alto, está José, trajando um manto amarelo.
Os magos – dois ajoelhados e um de pé – estão próximos de Maria e do Menino. Trazem ricos presentes. São representados em três diferentes idades, simbolizando as três fases da vida do homem. Possuem a cabeça circundada por um halo, o que os difere das demais pessoas que os seguem. Cada um deles representa um continente (os conhecidos à época). Gaspar – o rei mais velho – representa a Ásia; Melchior – o rei de meia-idade – representa a Europa; Baltazar – o rei mais novo – representa a África. Do cortejo fazem parte pessoas das mais diferentes raças, como mouros, africanos, tártaros, etc, usando vestimentas características de seu lugar. Quase todos têm a atenção voltada para Maria e o Menino Jesus.Também estão presentes animais, como cavalo, cão e camelo. Dentro da gruta estão um boi e um burro. Na parte superior da composição encontram-se os Profetas da Anunciação. Vê-se também uma paisagem rochosa ao fundo.
Obs.: A parte superior da obra foi pintada por Cosimo Rosseli, tendo sido adicionada à obra no final do século XV, quando o trípitico original recebeu a forma retangular, com a eliminação quase completa das divisões entre os painéis. Foi restaurado em 1995.
Ficha técnica
Ano: c. 1420
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 144 x 177 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália
Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
Gótico/ Taschen
https://en.wikipedia.org/wiki/Adoration_of_the_Magi_(Lorenzo_Monaco)
http://www.wga.hu/html_m/l/lorenzo/monaco/2/44monaco.html
Views: 8