Lorenzo Monaco – SÃO JERÔNIMO EM SEU GABINETE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

sagesg

A composição São Jerônimo em Seu Gabinete é uma obra do pintor italiano Pietro di Giovanni, mais conhecido por Lorenzo Monaco (Lorenzo, o Monge), (c. 1370-1424). Foi noviço no mosteiro de Santa Maria degli Angeli, em Florença, na Itália, mas veio a abandonar a comunidade monástica e, possivelmente, o hábito. Recebeu influências de Giotto e de seus seguidores Spinello e Agnolo Gaddi. As obras do artista traziam, quase sempre, um fundo dourado. Eram impregnadas de espiritualidade, normalmente sem nenhum elemento profano. O pintor teve uma importante oficina em Florença, onde produziu ilustrações de livros e retábulos, sendo alguns deles criados para o mosteiro. Sua pintura evoluiu para o chamado gótico internacional.

A composição acima é uma obra tardia do pintor. É parte de um pequeno díptico. São Jerônimo, que domina todo o quadro, é retratado em sua biblioteca, em meio a seus livros. Ele tem a seus pés um dócil leão. Ambos se fitam como se conversassem. O santo era um homem culto, muito estudioso, tendo sido responsável pela tradução da Bíblia para o latim, por isso foi retratado junto aos livros. Na estante existem livros abertos, o que significa que ele estava trabalhando em suas traduções. No lado direito vê-se parte do chapéu de cardeal de São Jerônimo.

A representação de São Jerônimo ao lado de um leão, leal e grato, evoca a lenda de que ele tinha tirado um espinho de sua pata. Esse animal tornou-se seu atributo de identificação.

Ficha técnica
Ano: c. 1423
Técnica: painel
Dimensões: 23 x 18 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *