Autoria do Dr. Telmo Diniz
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea originária da Ásia e, de lá, foi difundida para o resto do mundo. No texto de hoje vamos ver os benefícios desta raiz que é, ao mesmo tempo, um tempero para comidas e um remédio com benefícios diversos à saúde.
As propriedades da planta se encontram no rizoma (raiz). É o local onde se encontram diversos benefícios terapêuticos:
- ação bactericida,
- desintoxicante
- ótimo para os sistemas digestivo, respiratório e circulatório.
O gengibre também é, reconhecidamente, um alimento termogênico, ou seja, é capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal sendo, pois, coadjuvante na perda de peso. É importante considerar que o gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%, porém, deve ser salientado que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Mas para que o consumo de gengibre mostre resultados, é necessário que se alie a uma dieta mais hipocalórica e a exercícios físicos regulares.
O gengibre apresenta uma substância chamada “gingerol” que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. É essa substância a responsável pelo sabor picante e tão peculiar do gengibre. Na medicina ayurvédica, a raiz tem reconhecida ação sobre o sistema digestivo, sendo indicada para aliviar náuseas e vômitos. Estudos indicam também que o gengibre provoca inibição no crescimento da bactéria Helicobacter pylori, causadora de gastrite e úlcera de estômago.
O gengibre pode ser usado de diversas formas, podendo agradar aos diferentes gostos pessoais. Utilizar as lascas da raiz para mastigar pode ser forte, entretanto, ajuda a aliviar a rouquidão e as irritações na garganta nos casos das viroses invernais. A infusão da raiz em chás pode também ser de grande utilidade nas gripes e resfriados em geral. De igual forma, o gengibre pode ser usado em conjunto no suco verde (couve e hortelã) como detoxificante. Lançar mão do gengibre como coadjuvante terapêutico pode ser uma ótima e deliciosa pedida.
Eis uma receita do xarope de gengibre, remédio caseiro com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e expectorantes, que ajudam a combater os sintomas da gripe:
Ingredientes
25 g de gengibre fresco fatiado ou uma colher de gengibre em pó;
uma xícara de mel;
três colheres de sopa de água;
três colheres de sopa de suco do limão e
cinco gotas de extrato de própolis.
Preparo
Inicie por ferver a água. Após a fervura, desligue o fogo e acrescente o gengibre. Tampe e deixe na infusão por dez minutos. Logo após, acrescente o mel, a própolis e o suco do limão. Misture bem até obter uma mistura homogênea, com consistência viscosa, igual a um xarope. Vá tomando aos poucos.
As contraindicações para uso desta raiz são para hipertensos graves e pessoas que utilizam medicações anticoagulantes. Na dúvida, consulte seu médico. Nosso remédio está em nossa despensa e não na prateleira das farmácias. Pense nisso!
Nota:
NUNCA USE GENGIBRE SE VOCÊ TIVER UM DESTES PROBLEMAS DE SAÚDE …
Views: 0
O gengibre sobe muito a minha pressão, após ter exagerado tomando-o três meses a fio, antes de dormir. Tomava com suco e linhaça.
Cristiane
Os indivíduos que sofrem de pressão alta (hipertensos) não devem consumir gengibre, pois a raiz acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação, o que descontrola a pressão arterial. A contraindicação estende-se também às pessoas que tomam medicação e têm o problema sob controle.
Beijos,
Lu