Autoria de Lu Dias Carvalho
Se o homem fosse levar em conta todos os provérbios que desprezam a mulher bonita, as beldades permaneceriam solteironas e os cirurgiões plásticos estariam apenas a polir bisturis, já que nenhuma fêmea iria querer ganhar qualquer atrativo. A coisa é tão séria, se vista sob a ótica dos provérbios, que “A mulher bonita inveja a felicidade da feia”, pois, “Quem não sabe que um rosto bonito é um castigo”? Ou que “A mulher bonita é infeliz”? Portanto, amigo, “Antes que te cases, vê o que fazes“, para não cair na esparrela de casar-se com uma mulher bonita.
O macho precisa ser muito sábio na escolha de sua cara-metade, para não passar por um cruel martírio. Coitado do homem que se deixa cair nas malhas de uma mulher bela, porque ela só lhe trará problemas e nenhuma rentabilidade, já que beleza e trabalho são como água e óleo que nunca se misturam. Além de não gostar de fazer as tarefas domésticas, segundo o machismo dos provérbios, sempre pairando defronte ao espelho, a bela ainda traz preocupação para o marido, que nunca se sentirá seguro com a fidelidade da narcisista preguiçosa.
Fica o sábio conselho: “Ai do homem que se casa com uma mulher bonita; enquanto ela não envelhecer, viverá em permanente medo”, pois “Uma mulher bonita é a morte de um homem”. Ele pode até usar o meio-termo, como ensina um provérbio brasileiro: “Nem tão formosa que mate, nem tão feia que espante”, porque “Casa de mulher feia não precisa de fechadura”. Os provérbios brasileiros são mais condescendentes, pois abraçam as duas vertentes.
Dizem os provérbios que somente um homem fraco, que não conhece os perigos da vida, escolhe uma mulher formosa como companheira, porque “Fogo de morro acima, água de morro abaixo, e mulher que trai, quando começa não para mais“. Além de conviver com o perigo da traição, o homem ainda corre risco de perder a vida, uma vez que “Uma mulher bonita é um machado que corta a vida”, assegura um provérbio japonês. Mesmo que a dita derrame lágrimas para amolecer o coração do marido, ele deve sempre se lembrar de que “Nada seca mais depressa do que as lágrimas” e “Quem vê cara, não vê coração”
Motivos pelos quais o homem deve escolher uma mulher feia:
- Moça bonita, cabeça vazia.
- Uma mulher bonita é um inimigo.
- A mulher feia teme o espelho.
- Beleza não põe mesa.
- A beleza não enche a barriga.
- Rosto bonito não faz comida.
- A beleza não tempera a sopa.
- Casa com a beleza e casarás com os problemas.
- As mulheres feias são as mais apaixonadas.
- A pele da raposa é o seu principal inimigo.
- A mulher que adora o espelho, odeia a panela.
- Triste é a casa onde o marido chora e a mulher fica diante do espelho.
- Quanto mais a mulher se olha no espelho, menos cuida da casa.
Mulheres belas, chegou a hora de abandonar os cremes de beleza e a maquiagem. Nada de bisturi ou academia, se quiserem se casar. Os provérbios não mentem. Será? Adeus indústria da beleza.
Fonte de pesquisa:
Não se case com mulher de pés grandes/ Mineke Schipper
Provérbios e ditos populares/ Pe. Paschoal Rangel
Nota: Imagem copiada de cinema.terra.com.br
Views: 13