Autoria de Lu Dias Carvalho
Segundo o Dicionário Corcundativo, o termo significava: palavra moda; homem que afeito e satisfeito com a carga do despotismo, se curva como o dromedário para recebê-la; e trazendo esculpido no dorso o indelével ferrete do servilismo, tem contraído o hábito de não mais erguer a cabeça, recheada das estonteadas ideias de um sórdida cobiça. (Lúcia Maria Bastos Neves)
Mais do que qualquer outro, o termo corcunda (carcunda) apresentou maior relação de identidade com o despotismo. Foi uma forma que conheceu ampla divulgação no vocabulário político de 1820 a 1823, servindo para referir-se de maneira acintosa a todos que estavam a serviço do ideário do Antigo Regime, favoráveis ao absolutismo, e à permanência do Brasil sob o jugo português.
Acima, uma caricatura corcunda e bizarra, de autoria anônima, criticando os anticonstitucionalistas, também conhecidos como corcundas. Eles se opunham à Constituição Liberal. Presume-se que esta caricatura tenha sido feita entre 1821 a 1823. Abaixo vinha o versinho:
Eis a que fiel retrato/Dos amigos da traição/Dos rebeldes que não querem/Liberal Constituição.
Localização Arquivo Público do Estado de São Paulo
Fonte de pesquisa
História da Caricatura Brasileira / Luciano Magno
Views: 18