Esta é uma das fotos românticas mais conhecidas em todo o mundo, de autoria do fotógrafo francês Robert Doisneau (1912-1928), um dos mais populares de seu país, e ganhador de vários prêmios. Esta imagem tornou-se também uma das mais vendidas da história.
A foto surgiu quando a revista Life fez uma matéria, que tinha como tema casais de namorados em Paris, durante a estação primaveril, ou seja, remetia-se ao romantismo francês, e Doisneau apresentou a foto como parte de uma série de fotografias ilustrando o tema.
Ao olhar a imagem tem-se a impressão de que se trata de uma foto instantânea, quando um casal enamorado é flagrado beijando-se, enquanto passeava pelas ruas de Paris, num dia de frio, sendo capturado pelas lentes do fotógrafo. Contudo, a coisa não é tão espontânea assim. Descobriu-se depois que Doisneau havia pagado dois jovens atores para encenarem o famoso beijo. Portanto, não se tratou de um beijo roubado ou flagrado, mas cobrado.
Muitos anos depois, três pessoas entraram na justiça contra o fotógrafo, alegando que não foram pagas para posarem para ele, mais Doisneau foi inocentado pela Justiça, no mesmo ano em que morreu. Gostaria de saber quem foi essas pessoas. Imagino que tenham sido as vistas na foto, como coadjuvantes do “clique”.
No segundo plano da fotografia, meio desfocado, está o Hotel de Ville. À direita do casal, um homem está assentado num café de calçada, tendo diante de si uma cadeira vazia. E é sob a ótica de tal freguês que toda a cena é mostrada ao observador, uma vez que o figurante é retratado de costas. Segundo alguns, o fotógrafo encontrava-se naquele café.
O casal é jovem e descontraído. É o centro da cena. O cenário desfocado, atrás do par e no lado esquerdo, direciona os olhos do observador para os dois. O beijo, em plena rua de Paris, naquela época (c.1950), reforça a ideia em voga de que os franceses eram românticos, ao contrário dos frios norte-americanos.
O casal, que serviu de modelo, ganhou uma cópia da foto. Em 2005, Françoise Bornet, já com 75 anos, leiloou a sua foto, que trazia o autógrafo de Doisneau, recebendo 155 mil euros.
Fontes de pesquisa:
Tudo sobre fotografia/ Editora Sextante
Folha de S. Paulo
Views: 24
Eu me apaixonei por essa foto quando, a vi pela primeira vez no meu livro didático, desde então passei a persegui-la pela internet!
Muito linda!
🙂
Andreza
Ela é realmente maravilhosa. Marcou uma época. E agora você também ficou conhecendo a sua história.
Amiguinha, foi um prazer recebê-la aqui no blog. Obrigada pela sua visita e pelo comentário.
Abraços,
Lu
Doisneau é considerado um dos maiores fotógrafos de todos os tempos. Esta foto é realmente linda, independente de ter sido espontânea ou planejada!
Karen
Também penso como você.
O que importa aqui é o resultado final.
Beijos,
Lu