Adamastor é um camarada pedra-noventa! E o porquê desta expressão, que cai muito bem no amigo? Mexe e remexe, chegamos à conclusão, o que até pode ser melhorado, do seguinte: criou-se uma história, que se mantém no tempo, de que a pessoa trabalhadora, vencedora e querida por seus méritos, de boa fama, acaba sendo chamada de pedra-noventa.
A origem está na Tômbola, jogo de loto, bastante parecido com o Bingo, alterando de roleta para saco, mas com 90 pedras. A virtude do jogador está em conseguir marcar exatamente a pedra de número 90, a de maior valor no jogo. Aí, ele se consagra, e passa a ser rotulado de pedra-noventa, gozando de prestígio.
Quando queremos elogiar alguém, inclusive o Adamastor, vale recorrer ao chamamento de pedra-noventa. Está certo que há desuso no tratamento, porém, o descobrir de vários pedras-noventa deve ser tarefa a realizar, para o aprazimento de todos nós.
Nota: Imagem copiada de www.play.google.com
Lu,
Obrigado. O que vale é que estou na lida das nossas letras, fazer o quê? Bem que gosto!
Como já falei, falta-me tempo, mas busco tirar leite de pedra (Ih! Sem querer, consegui uma outra expressão para batalhar. Quem sabe dará caldo?).
Abraço, Alfredo Domingos.
Alf
O aparecimento de certas expressões é bem interessante.
A busca pela origem traz uma grande riqueza para a língua pátria.
Você é mesmo um pedra-noventa no assunto.
Continue a nos brindar com tais descobertas.
Grande abraço,
Lu