O PEDRA-NOVENTA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

LuDiasBHpedra

José Cruz dos Santos é tido como um camarada pedra noventa! Assim se refere a ele todas as pessoas que o conhecem.  O que significa tal expressão, quando direcionada a alguém? Diz respeito a uma pessoa honesta, respeitável, que cumpre com suas obrigações e jamais  prejudica outrem no intuito de  se auto beneficiar.  Ela é querida por seus próprios méritos, sem a necessidade bajular alguém.

A origem desta expressão está na Tômbola, um tipo de jogo de tabuleiro, nascido no sul da Itália, bem parecido com o Bingo europeu. A cartela de Tômbola possui 90 números (pedras). É visto como um jogo de azar. Certas línguas como o francês, búlgaro, eslovaco ou tcheco, a palavra “tômbola” significa “sorteio”. O mérito do jogador está em conseguir marcar exatamente a pedra de número 90 que é de maior valor no jogo e, portanto, a mais desejada. Se consegue marcá-la  é o ápice da glória. Passa a ser rotulado de pedra noventa, admirado por todos.

Quando queremos elogiar alguém, inclusive o nosso amigo José Cruz dos Santos, vale recorrer ao chamamento de pedra noventa. É fato que há certo desuso neste tipo de tratamento nos dias de hoje. Será que isto acontece em razão da decadência humana, sobretudo no que diz respeito à credibilidade e ao amor ao próximo?

10 comentaram em “O PEDRA-NOVENTA

  1. Cleide Maria Martins

    Lu
    Vou, sim, informá-los sobre seu blog. O nome na fachada será “Cafeteria Grão Noventa”. Top não é? Até o final do ano sai esse projeto!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Cleide Maria

      Estou torcendo pelo sucesso de seu empreendimento. Conte-me quando já estiver funcionando.

      Beijos,

      Lu

      Responder
  2. Marinalva Autor do post

    Lu

    Muito interessante esses ditos populares. Você os explica dando uma aula maravilhosa de conhecimentos sobre a vivência humana e seus “nós”. Suas explicações são maravilhosas, a vida é cheia de “nós “a serem desatados.

    Responder
  3. Adevaldo R. Souza

    Lu

    O “pedra 90” deve ser bom mesmo do café até a pinga, passando pela cerveja. Conheço gente que se deu mal ao rotular um amigo como “pedra 90” e levar muitos “tombos”, desde a compra de ações financeiras, que nada valem, até o empréstimo de dinheiro. O “pedra 90” é um amigo de verdade.

    Abraço,

    Adevaldo

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      É preciso comer muito sal junto à pessoa para rotulá-la como pedra 90. Também conheço gente que se deu mal, ao confiar cegamente em certas pessoas, sem lhes conhecer o caráter a fundo.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  4. Cleide Maria Martins

    Minha cafeteria vai se chamar “Café Grão 90” gostaram? Será a minha marca de produtos. Espero ser para algum amigo uma pedra 90!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Cleide

      Parabéns pelo seu empreendimento. Adorei o nome. Poderá até decorar a sua cafeteria com a Tômbola. Se fizer toalhinhas de papel poderá usar tal jogo na impressão. Prepare-se, muita gente irá querer saber o significado do 90.

      Agradeço a visita e o comentário. Fale com seus clientes sobre este blogue.

      Muito sucesso, amiguinha!

      Abraços,

      Lu

      Responder
  5. Alfredo Domingos

    Lu,
    Obrigado. O que vale é que estou na lida das nossas letras, fazer o quê? Bem que gosto!
    Como já falei, falta-me tempo, mas busco tirar leite de pedra (Ih! Sem querer, consegui uma outra expressão para batalhar. Quem sabe dará caldo?).
    Abraço, Alfredo Domingos.

    Responder
  6. LuDiasBH

    Alf

    O aparecimento de certas expressões é bem interessante.
    A busca pela origem traz uma grande riqueza para a língua pátria.
    Você é mesmo um pedra-noventa no assunto.
    Continue a nos brindar com tais descobertas.

    Grande abraço,

    Lu

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.