Autoria de Lu Dias Carvalho
O filósofo grego Pitágoras, que viveu cerca de cinco séculos antes de Cristo, disse que “O princípio é a metade do todo.”, enquanto Horácio, poeta latino, anterior a Cristo e posterior a Pitágoras, escreveu que “Aquilo que se começa está metade feito.”. E popularmente se diz que “Começar já é meio caminho andado.”. Se levarmos tais argumentos para o campo da matemática, tomando em conta a quantidade, não concordaremos com o seu teor, mas tanto o filósofo quanto o poeta ou o homem do povo aqui se referem a uma metade psicológica e prática.
Todos nós sabemos como é difícil iniciar um projeto ou qualquer coisa que seja. Vamos sempre tentando empurrar com a barriga, dando tempo ao tempo, sem conseguir botar mãos à obra. Mas, quando damos o primeiro passo, vencemos a barreira psicológica do desânimo e da incerteza, e as coisas vão ficando cada vez mais fáceis e produtivas. A importância do primeiro passo é tamanha que simboliza a metade do caminho, psicologicamente falando.
A sabedoria popular também acrescenta outro provérbio que em nada fica a dever aos grandes mestres: “O primeiro passo é o que custa.”. Posso falar sobre o tema com propriedade em relação à publicação do meu livro “Historiando Fábulas”. Embora recebesse muitos incentivos para publicá-lo, ficava sempre relutando em dar o primeiro passo no sentido de comercializá-lo. Bastou-me o primeiro passo para que uma onda de energia tomasse conta de mim e eu me pusesse a trabalhar com afinco na publicação do meu livro, fruto de dois anos de uma longa pesquisa. Sinto-me feliz!
Fonte de pesquisa:
Provérbios e Ditos Populares/ Pe. Paschoal Rangel
Views: 0
Lu, minha escritora,
“Historiando Fábulas” foi só o começo de muitos livros que serão escrito por você. Sua competência e dom sempre expresso no seu blog desabrocharam no seu momento de entrega. Como uma rosa desabrochada e alada vamos nos deliciar nas páginas de seu livro, viajar nas letras e alçar voos junto com você.
Bjs
Pat
Você é sempre muito carinhosa. Está sempre a incentivar-me em meus escritos. Obrigada de coração!
Beijos,
Lu
Lu
Esse seu primeiro passo foi um sucesso, pois “Historiando Fábulas” ficou muito bom e será o início de outras publicações de sua autoria.
Adevaldo
Muito obrigada pelo incentivo e por adquirir meu livro.
Abraços,
Lu