Autoria de Lu Dias Carvalho
A onça-pintada (Panthera onca), o maior felino das Américas, ocupando o topo da cadeia alimentar, é um dos animais que vivem na Floresta Amazônica, por se tratar de um ambiente tropical, mas também pode dar suas voltinhas por ambientes abertos, onde se encontram presas maiores. Ela também é conhecida como pintada, jaguaretê, jaguar, canguçu e jaguarapinima, dentre outros nomes que recebe. Há casos em que é chamada de onça-preta ou jaguar-preto. Isso acontece quando o excesso de melanina dá à sua pele a cor negra. Por um tempo, pensou-se que se tratasse de uma espécie diferente, mas ao olhar com atenção a sua pele, é possível ver as rosetas e pintas comuns à onça-pintada, sobre a sua pelagem negra. A onça-pintada é um mamífero carnívoro que ocupa o terceiro lugar no ranking dos felinos, em relação ao tamanho, perdendo apenas para seus familiares mais famosos: o tigre e o leão. Ela chega a medir mais de 2 metros de comprimento, pesando em média 150 quilos, podendo chegar a quase um metro de altura. Sua expectativa de vida, se em cativeiro, é de cerca de 20 anos; se na selva é de 12 anos.
A pintada é muito parecida com seu parente leopardo, mas dele difere por ser maior e pela padronagem das manchas apresentadas na pele. Quanto ao comportamento e ao lugar onde gosta de viver, está mais para o do vaidoso tigre. A danadinha é uma grande nadadora, por isso gosta de ambientes onde a água é abundante. Não é de muitos amigos, preferindo a solidão a viver mal acompanhada. E sua dentadura é para dentista nenhum botar defeito, sendo capaz de estraçalhar animais maiores do que ela. Nem mesmo répteis como a tartaruga, com a sua carapaça trancada a sete chaves, resiste ao poder dos caninos da onça-pintada. É também muito esperta na arte de abocanhar a sua presa, pois lhe crava os dentes no crânio, entre os ouvidos, de modo a permitir que a vítima sucumba, o mais rápido possível, sendo muito ágil no bote. Segundo pesquisas, ela possui a mandíbula mais forte entre os felinos e a segunda mais poderosa entre todos os carnívoros. Tem mesmo é que estar no pódio da grandiosidade animal em meio à natureza. Como se trata de um animal carnívoro, alimenta-se, principalmente, de antas, capivaras, catetos, jiboias, sucuris, tamanduás, queixadas, macacos, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte, assim como peixes e jacarés que ela mesma apreende nos rios. Ou seja, sendo carne, o que cair na sua rede é peixe. Trata-se de uma caçadora noturna e crepuscular, preferencialmente.
Mas as coisas não andam muito boas para a jaguaretê, nossa companheira de tantas histórias que embalaram nossos sonhos de criança. O seu número é cada vez menor, estando ameaçada de extinção. É fato que sua comercialização nacional e internacional está proibida, mas o desmatamento, o envenenamento dos rios, a caça predatória, a proteção de rebanhos bovinos e as brigas entre os “senhores” das terras, fazendeiros e agricultores, vêm reduzindo drasticamente a população da onça-pintada. E olhe que ela tem um passado de glória, sendo vista como um animal sagrado por povos como os maias e os astecas. Na mitologia guarani recebe o nome de jaguar. Mas, nos tempos de hoje, a fama é passageira, pouco importando o passado de glórias. O bicho-homem não está respeitando nem a si mesmo.
Como gosta de viver solitariamente, a onça-pintada, na época do cio, precisa encontrar um parceiro para se acasalar, trazendo mais oncinhas para embelezar nosso planeta Terra. Sua gestação dura cerca de três meses e dez dias, podendo nascer, de uma só vez, quatro filhotes, que só passam a enxergar depois de duas semanas. Quando atingem três meses de vida, a mamãe onça já os coloca para andar fora da toca, pois é preciso lhes ensinar a enfrentar o mundo, pois logo, logo terão que se virar por conta própria.
Nota: Instituto de Proteção à Onça-Pintada: http://www.jaguar.org.br/pt/
Fontes de pesquisa:
http://www.infoescola.com/mamiferos/onca-pintada/
wikipédia
Views: 2
Ela é magnifica. Conheci de perto em Manaus.
Abraços,
Beto
Beto
Ela é bonita e poderosa, só ficando abaixo do tigre e do leão.
Mas no beijo (mordida) nenhum deles fica abaixo da rainha.
Abraços,
Lu
Lu
A onça pintada é muito bonita, assim como todos os felinos que são muito elegantes. Não sabia que ocupava o terceiro lugar em relação ao tamanho dos felinos. Gostei.
Beijos
Nel
Nel
Os felinos são muito elegante, mesmo.
Possuem um porte muito altivo.
Observe como os gatos são lindos.
A onça só fica abaixo do tigre e do leão.
É mesmo muito bonita.
Beijos,
Lu