Esta composição retrata a segunda esposa de Picasso e última companheira, Jacqueline Roque. Ela foi uma das modelos mais retratadas pelo pintor espanhol, ficando atrás apenas de sua amante Marie-Thérèse Walter. Este foi um de seus primeiros retratos.
A modelo encontra-se sentada no chão, enlaçando os joelhos com os braços, e entrelaçando as mãos. Seu rosto, com olhos amendoados e nariz reto, equilibra-se num longo pescoço que mais se parece com uma coluna. E deve ser assim que o pintor, já em sua velhice, via-a.
Jacqueline mostra um rosto sério e um olhar reflexivo, alheio ao seu derredor. Usa uma bata amarela, como se estivesse numa atitude bem íntima. Picasso representa sua mulher como se ela estivesse em casa, pois essa era uma de suas posições constantes.
A modelo foi realmente um pilar para Picasso, em seus últimos anos de vida. Zelava por sua saúde e intimidade criativa, protegendo-o do acesso ostensivo da mídia, já que se tornara um personagem muito importante.
Ficha técnica
Ano: 1954
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 116 x 88,5 cm
Localização: Coleção Particular
Fontes de pesquisa
Picasso/ Coleção Folha
Picasso/ Abril Coleções
Views: 145
E pelo que consta em alguns sites, Jacqueline foi a mulher que teve mais retratos pintados pelo Picasso! Uma grande prova de amor.
Daniela
É verdade, embora ele tenha tido inúmeros amores. Agradeço a sua visita e o seu comentário. Muito obrigada! Volte mais vezes.
Abraços,
Lu