Autoria de Moacyr Praxedes
Vários amantes do cinema fizeram uma lista dos melhores filmes de todos os tempos do gênero Noir, dando-lhes uma nota de 1 a 10. E assim surgiu o Ranking dos Melhores Filmes Noir de Todos os Tempos, conforme explica o blog Melhores Filmes:
Para chegar a esta lista de filmes, foi realizada uma pesquisa minuciosa com livros de cinema, em sites e revistas internacionais especializadas, e levou-se em consideração também a premiação em festivais e críticas em importantes veículos mundiais. A cada filme, foi atribuída uma nota, de acordo com a média formulada a partir da pesquisa inicial e do peso que cada obra contém na história do cinema mundial. (http://melhoresfilmes.com.br/generos/noir)
Ranking / Filme / Diretor
1º – Pacto de Sangue (Billy Wilder)
2º – A Marca da Maldade (Orson Welles)
3º – O Terceiro Homem (Carol Reed)
4º – Embriaguez do Sucesso (Alexander Mackendrick)
5º – Relíquia Macabra (John Huston)
6º – O Mensageiro do Diabo (Charles Laughton)
7º – Uma Rua Chamada Pecado (Elia Kazan)
8º – Interlúdio (Alfred Hitchcock)
9º – Fúria Sanguinária (Raoul Walsh)
10º – Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock)
11º – Farrapo Humano (Billy Wilder)
12º – As Diabólicas (Henri-Georges Clouzot)
13º – Rififi (Jules Dassin)
14º –O Segredo das Jóias (John Huston)
15º – Laura (Otto Preminger)
16º – Fuga do Passado (Jacques Tourneur)
17º – O Fugitivo (Mervyn LeRoy)
18º – A Sombra de uma Dúvida (Alfred Hitchcock)
19º – À Beira do Abismo (Howard Hawks)
20º – Os Assassinos (Robert Siodmak)
21º – A Montanha dos Sete Abutres (Billy Wilder)
22º – Paixões em Fúria (John Huston)
23º – Alma em Suplício (Michael Curtiz)
24º – Punhos de Campeão (Robert Wise)
25º – O Destino Bate à Sua Porta (Tay Garnett)
26º – Os Corruptos (Fritz Lang)
27º – Fúria (Fritz Lang)
28º – O Último Refúgio (Raoul Walsh)
29º – Mortalmente Perigosa (Joseph H. Lewis)
30º – Vive-se Só uma Vez (Fritz Lang)
31º – Rancor (Edward Dmytryk)
32º – No Silêncio da Noite (Nicholas Ray)
33º – Quando Fala o Coração (Alfred Hitchcock)
34º – Curva do Destino (Edgar G. Ulmer)
35º – Gilda (Charles Vidor)
36º – Retrato de Mulher (Fritz Lang)
37º – O Grande Golpe (Stanley Kubrick)
38º – Anjo do Mal (Samuel Fuller)
39º – Amarga Esperança (Nicholas Ray)
40º – Scarface, a Vergonha de uma Nação (Howard Hawks)
41º – Força do Mal (Abraham Polonsky)
42º – Corpo e Alma Robert Rossen)
43º – Sombras do Mal (Jules Dassin)
44º – Baixeza (Robert Siodmak)
45º – O Estranho (Orson Welles)
46º – Pânico nas Ruas (Elia Kazan)
47º – Beijo da Morte (Henry Hathaway)
48º – Uma Vida por um Fio (Anatole Litvak)
49º – Cidade Nua (Jules Dassin)
50º – Até a Vista, Querida (Edward Dmytryk)
51º – Na Teia do Destino (Max Ophüls)
52º – A Dama de Shangai (Orson Welles)
53º – Cão Danado (Akira Kurosawa)
54º – A Morte num Beijo (Robert Aldrich)
55º – Almas Perversas (Fritz Lang)
56º – Mercado de Ladrões (Jules Dassin)
57º – A Carta (William Wyler)
58º – O Beco das Ilusões Perdidas (Edmund Goulding)
59º – Prisioneiro do Passado (Delmer Daves)
60º – The Small Back Room (Michael Powell)
61º – Passos na Noite (Otto Preminger)
62º – Amar Foi Minha Ruína (John M. Stahl)
63º – Rumo ao Inferno (Richard Fleischer)
64º – Brutalidade (Jules Dassin)
65º – Chaga de Fogo (William Wyler)
66º – O Invencível (Mark Robson)
67º – O Relógio Verde (John Farrow)
68º – Suspeita (Alfred Hitchcock)
69º – Com as Horas Contadas (Rudolph Maté)
70º – Sublime Devoção (Henry Hathaway)
71º – Alma Torturada (Frank Tuttle)
72º – O Tempo Não Apaga (Lewis Milestone)
73º – A Dama Fantasma (Robert Siodmak)
74º – O Império do Crime (Joseph H. Lewis)
75º – A Trágica Farsa (Mark Robson)
76º – Cidade Tenebrosa (André De Toth)
77º – O Justiceiro (Elia Kazan)
78º – Anjo Embriagado (Akira Kurosawa)
79º – Um Preço para Cada Crime (Bretaigne Windust)
80º – Horas de Desespero (William Wyler)
81º – A Taverna do Caminho (Jean Negulesco)
82º – Precipícios D’Alma (David Miller)
83º – O Homem Errado (Alfred Hitchcock)
84º – Seu Tipo de Mulher (John Farrow)
85º – O Demônio na Noite (Alfred L. Werker)
86º – Capitulou Sorrindo (Stuart Heisler)
87º – Ninguém Crê em Mim (Ted Tetzlaff)
88º – Alma em Pânico (Otto Preminger)
89º – Amor e Sangue (Josef von Sternberg)
90º – Entre Dois Fogos (Anthony Mann)
91º – Quem Matou Vicki? (H. Bruce Humberstone)
92º – Envolto nas Sombras (Henry Hathaway)
93º – A Máscara de Dimitrios (Jean Negulesco)
94º – O Caminho da Tentação (André De Toth)
95º – Os Quatro Desconhecidos (Phil Karlson)
96º – A Casa da Rua 92 (Henry Hathaway)
97º – Os Assassinos (Don Siegel)
98º – Espelhos D’Alma (Robert Siodmak)
99º – A Dália Azul (George Marshall)
100º – Coração Prisioneiro (Max Ophüls)
Vejam também RANKING – MAIS 100 BONS FILMES / NOIR
Views: 30
Lu
Parabéns pela seleção!
Sou cinéfilo de filmes noir e de faroestes bons – fora os italianos, com algumas exceções. Além disso, não chegam aos pés das trilhas de Enio Morricone). Acho que uma lista desse gênero não pode esquecer clássicos, como Matar ou Morrer, No Tempo das Diligências, O Homem que Matou o Facínora, Os Brutos Também Amam… mas também deve incluir A Face Oculta, Johnny Guitar, com sua música maravilhosa na voz de Peg Lee. Sua Última Chance, uma espécie de faroeste e noir, A Árvore do Enforcados… Pat Garret & Billy the Kid, de Sam Peckinpah, que tem Bob Dylan com coadjuvante e autor/interprete da ótima trilha sonora…
Manoel
Agradeço a sua presença e comentário. Vê-se que realmente é um excelente cinéfilo. O seu comentário levará muitos amantes do cinema a bons filmes. Quando eu refizer a lista, acrescentarei os filmes indicados por você.
Abraços,
Lu
Já assisti a vários desses.
Valdir
Vejo que é um fã de cinema. Nada melhore que um bom filme. Agradeço a sua visita e comentário.
Abraços,
Lu