Renoir apresenta um tema mitológico em sua composição Diana Caçadora. A deusa nua, apenas com uma pele de animal a envolver-lhe pequena parte do corpo, tendo sobre ela uma fita avermelhada, traz nas mãos um arco, sobre o qual firma o corpo, e tem a seus pés o cervo, que acabara de abater.
Diana, assentada sobre uma rocha, chama a atenção do observador para seu corpo de pele alva, enquanto observa o animal sem vida a seus pés. O cervo morto, em primeiro plano, tem uma pelagem macia e brilhante, com variações cromáticas.
A deusa é retratada como uma pessoa comum, como prova sua barriguinha saliente, apesar de seu corpo mostrar-se bem desenhado e com contornos delimitados. Renoir compôs um nu realista, sem a perfeição peculiar dada às deusas. Nenhuma característica do corpo da modelo, que pousou para o pintor, foi modificada, com o intuito de embelezá-lo.
Curiosidade
Segundo a mitologia romana, Diana era a deusa da caça. Zelosa de sua virgindade, transformou o caçador Acteão em cervo, por tê-la visto nua durante o banho.
Dados técnicos
Ano: 1867
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 197 x 132 cm
Localização: Gallery of Art, Washington, EUA
Fontes de pesquisa
Renoir/ Abril Cultural
Renoir/ Coleção Girassol
Views: 0