Rousseau – CRIANÇA COM MARIONETE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

cricoma

A composição Criança com Marionete, também conhecida como A Criança e a Marionete, é uma obra-prima do pintor francês Henri Rousseau. É tida como um dos mais belos retratos de criança da história da pintura. Apresenta uma garotinha, pequena na idade, mas gigantesca no tamanho, que ocupa a parte central da tela. Suas formas rechonchudas e roliças conduzem o observador à arte do artista colombiano Fernando Botero.

A meninha encontra-se em meio a um campo florido, salpicado de margaridas e papoulas. Ela usa a saia de seu vestido branco, dobrada e segura com a mão direita, para arrebanhar as inúmeras flores colhidas. Com a mão esquerda a não tão pequena manipula um boneco (fantoche, mamulengo, briguela, mané-gostoso…), que muitos veem como sendo a representação do próprio artista, o que remete às indagações: Seria ele um pintor ingênuo, uma eterna criança? Ou estaria apenas ocultando uma suposta ingenuidade atrás da máscara de seu pierrô, para assim ser aceito e melhor lidar com o mundo à sua volta, no qual era desdenhado por ser um pintor amador, sem nenhuma formação acadêmica?

Atrás da criança gigantesca, semelhante a uma boneca de porcelana e, que parece chamar a atenção do observador para seu brinquedo, cujas cores estão também contidas nas flores, passa um caminho de terra, dividindo o prado em duas partes.

Ficha técnica
Ano: c.1903
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 100 x 81 cm
Localização: Kunsthalle Winterthur, Winterthur, Suíça

Fontes de pesquisa
Rousseau/ Editora Taschen
http://www.montableau.com/fr/rousseau-henri-enfant-a-la-marionnette-pv2952.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *