Ticiano – ASSUNÇÃO DA VIRGEM

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Autoria de LuDiasBH

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A Assunção da Virgem, de Ticiano, combina a grandeza de Michelangelo com o encanto e o idealismo de Rafael e das cores da natureza. (Ludovico Dolce)

 A Assunção da Virgem é uma das grandes obras de Ticiano, pintura responsável por estender sua fama de grande pintor por toda a Itália e para além de suas fronteiras. Como havia uma grande distância entre os observadores e o altar-mor da igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari, Ticiano criou um retábulo em uma escala monumental, onde os reinos do Céu e da Terra encontram-se para testemunhar a assunção da Virgem.

Nesta pintura, Ticiano apresenta três eventos:

  • Na parte inferior da tela encontram-se os apóstolos, representando a humanidade, que são mostrados em diversas posturas, olhando surpresos e maravilhados a Virgem ascender aos céus.
  • No centro está a Virgem Maria, vestindo uma túnica vermelha, e envolta num manto azul, sendo levada aos céus, de pé sobre uma nuvem, por um grande grupo de querubins.
  • Na parte superior encontra-se Deus Pai, o soberano absoluto que tudo governa, direcionando seu rosto para baixo, olhando amorosamente para a Virgem Maria, e aguardando-a. À sua esquerda, um pequeno anjo segura uma coroa para cingir a cabeça da Virgem.

A composição de Ticiano está assim organizada:

  • Os treze apóstolos, na parte inferior da tela, encontram-se inseridos num retângulo, significando o mundo terreno. O retângulo ocupa uma pequena parte da tela, propositalmente.
  • A Virgem, Deus Pai e os anjos, todos banhados de luz, estão inseridos num círculo, na parte superior da tela, significando o mundo espiritual.
  • Um triângulo, em cuja base situam-se os dois apóstolos de vermelho, tendo no vértice superior a Virgem, também usando uma veste vermelha, faz o elo de ligação entre os dois grupos, apresentando a transposição de Maria do mundo terreno para o divino.

Enquanto é alçada aos céus por uma multidão de anjos, a Virgem caminha graciosamente sobre uma nuvem. Seu movimento ascendente é confirmado pelos gestos dos braços, numa atitude de profundo arrebatamento, e pelo seu olhar de alegria e surpresa direcionado a Deus Pai.

O apóstolo de vermelho, à esquerda da composição, com os braços abertos e o pé direito erguido, tenta alcançar a base da nuvem, onde se encontra a Virgem. Seus dedos, que tentam tocar a Madona, e o pé direito do anjinho, quase tocando a cabeça do apóstolo que usa uma roupa verde, demonstram a distância em que se encontra a Virgem de seu séquito.

O gigantismo dos apóstolos remete a Michelangelo, enquanto a assimetria da Virgem e a predominância do vermelho, verde e branco remetem a Rafael Sanzio. As cabeças dos anjinhos na fonte de luz também lembram os da Madona de Foligno, de Rafael (http://www.almacarioca.net/rafael-madona-de-foligno/)

Observem que a pintura está assinada como “Ticianus” lá em baixo, no meio da foto.

Ficha técnica:
Data: c. 1516 – 1518
Tipo: Óleo sobre tela
Dimensões: 690 x 360
Localização: Santa Maria Gloriosa dei Frari, Veneza, Itália

Fontes de Pesquisa:
Ticiano/ Taschen

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