Autoria de Lu Dias Carvalho
E quando o viu, ela estava preocupada com sua palavra, e fundido em sua mente que tipo de saudação seria esta. (Lucas 1:29).
A Anunciação, pintura do artista italiano Tintoretto, é por demais complexa, pois além de apresentar José, o esposo da Virgem, até então ausente em outras pinturas sobre o tema, traz um cenário bastante incomum.
A cena acontece na casa de Maria e José. O carpinteiro está trabalhando no quintal, quando sua esposa recebe, dentro de casa, a visita do anjo Gabriel, o mensageiro de Deus Pai, e de uma corte de anjos que o acompanha na visita à Virgem. Ela tem aos pés sua cesta de trabalho, possivelmente de costura, o que mostra que trabalha em seus afazeres domésticos. A Virgem Maria mostra-se tão surpresa com a visita do anjo anunciante, que seu corpo tomba para trás, com o livro caído no colo, enquanto as mãos abertas mostram sinal de indagação, como se perguntasse: Por que eu fui a escolhida?
O lugar, onde se passa a cena, encontra-se em ruínas, e nele existe certa confusão. A pobreza do ambiente é visível. No canto, à esquerda do anjo anunciador, uma cadeira de palha está encostada na parede, próxima a alguns cestos. Um velho cortinado cai sobre a cama. Não existem portas ou janelas e nada separa o espaço externo do interno. O piso é formado por quadrados de duas cores e, na coluna, parte dos tijolos está visível. Do lado de fora, José, o esposo, trabalha em seu ofício de carpinteiro, rodeado de ferramentas. Recostados na parede de sua cabana, e espalhados pelo chão, estão muitos pedaços de madeira.
À frente do anjo mensageiro, dentro de um círculo de luz resplandecente, a pomba branca, representando o Espírito Santo, envia um raio de luz sobre a cabeça de Maria, formando uma auréola, que comprova sua divindade. Uma paisagem descortina-se ao fundo, debaixo de um céu iluminado.
Ficha técnica
Data: c. 1563
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 440 x 542 cm
Localização: Scuola di San Rocco, Veneza, Itália
Views: 5