Toulouse-Lautrec – EMBAIXADORES

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

lautrec123

O artista francês Toulouse-Lautrec deixou sua família aristocrática para viver em meio à boemia do bairro de Montmartre, onde morou com outros artistas famosos de sua época, ali vivendo mais de 20 anos de sua curta vida, reproduzindo o dia a dia do lugar, através de pinturas e, principalmente da litografia. Seus cartazes anunciavam inaugurações, espetáculos, etc. Era naquele local, frequentado por artistas, filósofos, poetas e mulheres de prazer, que ele buscava inspiração para seu trabalho, sendo considerado “a alma de Montmartre”.

Aristide Bruant , representado no cartaz acima, era frasista e cantor em Montmartre, muito conhecido, principalmente pela maneira insultuosa de se dirigir ao público e por suas cançonetas bem apimentadas, para não dizer obscenas. Seu cabaré Mirliton tinha como slogan: “O público daqui gosta de ser insultado.”.

No cartaz de Toulouse-Lautrec, Aristide Bruant ocupa quase todo o espaço com sua silhueta, enquanto atrás, num fundo escuro, desponta uma silhueta negra, que se parece com um policial. Bruant é facilmente identificado pelo chapéu preto de aba larga e pela echarpe vermelha em volta do pescoço, cujas pontas caem na frente e nas costas do cantor. Ele  foi um grande amigo e apoiador de Toulouse-Lautrec.

Ficha técnica
Ano: 1892
Técnica: litografia
Dimensões: 141,2 x 98,4 cm
Localização: Museu Toulouse-Lautrec, Albi, França

Fontes de pesquisa:
Toulouse-Lautrec/ Abril Coleções
www.montmartre-paris-france.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *