Autoria de Lu Dias Carvalho
Vários pintores eternizaram o Moinho da Galette, que ficava no bairro popular de Montmartre, Paris, onde a boemia servia de entretenimento para a classe popular. Com a inauguração do Moulin Rouge, em 1889, Montmartre passou a reunir pessoas das mais diferentes classes. Um dos pintores que eternizou o local foi Renoir, com sua tela BAILE NO MOINHO DA GALLETE.
Toulouse-Lautrec era apaixonado por Montmartre, onde foi morar aos 18 anos, largando sua família endinheirada, integrou-se totalmente àquela local, onde o álcool e a sensualidade davam o tom à vida noturna, fazendo dali um verdadeiro templo de diversão, conforme mostra sua tela acima.
A composição mostra um dos bailes no Moinho da Galette. Ao fundo, num espaço visivelmente apertado, veem-se oficiais com seus uniformes, burgueses com suas imponentes cartolas, homens comuns de chapéu, todos dançando. Mulheres também formam pares para dançar, como demonstra o primeiro par à esquerda.
Em primeiro plano, três mulheres destacam-se, em meio corpo, assentadas no que parece ser um banco. Uma delas está virada para trás, possivelmente conversando com o homem, que tem os olhos fixos no movimento do salão.
O homem em primeiro plano, mostrado de perfil, é Joseph Albert, primeiro proprietário da da composição.
Ficha técnica:
Ano: 1890
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 88,5 x 101,3 cm
Localização: The Art Institute, Chicago, EUA
Fontes de pesquisa:
Toulouse-Lautrec/ Abril Coleções
Views: 1