Velázquez – CRISTO NA CASA DE MARTA E MARIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Criscama

A composição religiosa intitulada Cristo na Casa de Marta e Maria é uma obra do pintor espanhol Diego Velázquez, criada quando ele se encontrava em Sevilha. Pode-se dizer que ele pintou um quadro dentro de outro. Em primeiro plano, os personagens encontram-se na cozinha. A pintura, portanto, trata-se de um bodegón (quadro representando a cozinha, alimentos e personagens do povo). Na parte superior da tela, à direita do observador, apresenta-se outra cena, baseada num tema do Evangelho.

Duas mulheres estão presentes na cena ocupando a maior parte do primeiro plano da tela, à esquerda. A idosa encontra-se às costas da mais jovem que parece socar com má vontade os temperos no pequeno pilão, sendo repreendida pela mais velha. Sobre a mesa, onde elas trabalham, estão alhos, uma pimenta grande, quatro peixes, dois ovos dentro de um prato com uma colher, um cântaro de barro e o almofariz com seu pilão, bem iluminados.

A senhora idosa usa um véu que cobre quase todo o seu cabelo, deixando visível apenas uma pequena parte de suas cãs. Ela traz o rosto sulcado pelas rugas. A jovem usa uma touca branca, cobrindo parte de seu cabelo escuro. Ela segura o pistilo com uma mão e o almofariz com a outra, possivelmente pilando alho. Seus olhos dirigem-se para o observador.

A cena que é baseada num tema do Evangelho e dá nome à composição não é clara para o observador. Ela pode:

• estar acontecendo na sala, sendo vista através de um reflexo no espelho;
• estar acontecendo na sala, sendo vista através de uma abertura na parede da cozinha;
• ser apenas um quadro dependurado na parede.

Cristo, embora seja o motivo principal da composição, encontra-se em segundo plano, tendo as irmãs Marta e Maria diante de si. Ele se dirige a Marta que reclama por “estar trabalhando muito”. A seus pés encontra-se Maria, sentada, ouvindo atentamente suas palavras. Por sua vez, a cozinha com as duas mulheres ocupa o primeiro plano. Não é intenção do pintor contar a passagem bíblica, mas fazer uma relação entre a parábola e a vida cotidiana.

A mão direita da mulher idosa, com o dedo indicador erguido, parece advertir a moça, numa relação com o gesto de Cristo, com a mão esquerda erguida, no braço da cadeira, enquanto conversa com as duas irmãs. Ao inverter a posição entre os elementos divinos e mundanos da composição, dando mais destaque aos últimos, Velázquez  poderia ter recebido, à época, a visita da Inquisição, mas como seu sogro Francisco Pacheco fosse inspetor de pinturas, isso não aconteceu.

Ficha técnica
Ano: 1618-1620
Dimensões: 60 x 103,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: The National Gallery, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Velázquez/ Taschen
Velázquez/ Coleção Folha
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições

2 comentários em “Velázquez – CRISTO NA CASA DE MARTA E MARIA

    1. LuDiasBH Autor do post

      Gabriela

      Agradeço a sua presença e comentário. Será sempre um prazer contar com sua visita.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *