Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição Figura Sentada é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro, que nutria grande interesse pelas culturas primitivas, conforme comprova a tela em questão. Nela, o artista demonstra a associação dessas culturas com as vanguardas históricas europeias.
A figura representada é um nu feminino frontal, que se encontra numa postura típica dos deuses indígenas. Na sua tela, o pintor unifica elementos da arte da ilha do Marajó, apreendidos através do estudo das cerâmicas da região, com as artes assíria e egípcia, estudadas nos museus europeus.
O artista mais uma vez faz uso da geometria para compor seu trabalho, que assim pode ser descrito:
- rosto retangular;
- braços formando um círculo;
- e seios e patelas circulares.
O corpo da figura é volumoso e possui um formato arredondado. Os cabelos escuros descem até a altura do ombro, enquanto uma franja reta cai pela testa. Seus braços cruzam no topo da cabeça e envolvem-na. Os traços do rosto são diminutos, em relação ao corpo, e a cabeça está encaixada no tronco, sendo a pintura de tom terroso, características essas próprias da arte marajoara. E embora se encontre nua, a figura feminina é destituída de qualquer tipo de sensualismo, deixando patente a sua posição de ídolo e seu caráter decorativo. Seus braços e pernas cruzados, em posturas similares, formam uma simetria horizontal.
De cada lado da figura está uma ave. Elas são exatamente iguais, formando uma simetria vertical. A linha sinuosa que esboça o tronco da figura da mulher é similar à das aves, como se ali pudessem ser encaixadas. As aves mostram a influência da cultura egípcia no trabalho artista.
A luz que é projetada sobre as figuras advém do canto inferior esquerdo da tela, pois, deste lado, a claridade é mais intensa nas figuras, sendo que o lado esquerdo está coberto por sombras. A luz é responsável por repassar a sensação de relevo e também de volume. O fundo escuro da tela põe as figuras em maior evidência.
Ficha técnica
Ano: 1924
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 92,3 x 72 cm
Localização: Acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, São Paulo, Brasil.
Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha
Views: 70
Descrição muito boa! Só gostaria de fazer uma observação: a luz vem do canto superior direito.
Aline
Você está certíssima. Obrigada pela correção. Agradeço a sua presença e comentário. Volte mais vezes!
Abraços,
Lu