A FLORESTA AMAZÔNICA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Postado por LuDiasBH

Amazonia

A Amazônia compreende a região formada pela bacia do Rio Amazonas, encoberta pela exuberante Floresta Amazônica. Trata-se da maior região florestal e hidrográfica do mundo. É de suma importância para a vida no planeta, recebendo, inclusive, o apelido de “O Pulmão do Mundo”. É considerada como uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza, classificada em primeiro lugar no Grupo E, na categoria de florestas, parques nacionais e reservas naturais. Possui uma área de cerca de 7,5 milhões de quilômetros quadrados. Os colonizadores europeus chegaram à Amazônia no século XVI. Ainda assim, a região permaneceu praticamente intata até o início do século XX.

A Floresta Amazônica, floresta tropical que se estende pela maior parte da bacia Amazônica, no continente sul-americano, estende-se pelo Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Sua maior parte encontra-se em solo brasileiro, 66%, o que corresponde a 42% de nosso território, estendendo-se pelos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Constitui um dos seis grandes biomas de nosso país: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.

O valor da Amazônia é inestimável, pois compreende mais da metade das florestas tropicais restantes no planeta, e 1/3 das reservas florestais da Terra. E o Rio Amazonas, sozinho, corresponde a 1/5 de toda a água doce líquida de nosso planeta, formando a maior bacia hidrográfica do mundo. Sem falar na riqueza de sua biodiversidade.

O nome do Rio Amazonas foi dado pelo espanhol Francisco de Orellana, que, ao ser atacado por índios, pensou se tratar de mulheres guerreiras. É, portanto, uma derivação de “amazonas”, mulheres guerreiras de que fala a mitologia grega.

Segundo pesquisas arqueológicas, a presença humana deve ter se estabelecido na região Amazônica, há, pelo menos, 11.200 anos atrás. Seu solo é muito pobre para a agricultura. Possui um clima quente e úmido, em razão de sua proximidade com a Linha do Equador. A temperatura ali, 26ºC, varia muito pouco durante o ano. As chuvas são abundantes, tendo o seu período chuvoso uma duração de seis meses.

Embora possua um solo muito pobre, composto por uma fina camada de nutrientes, a Floresta Amazônica possui uma exuberante flora e uma fauna invejável. Só para se ter uma ideia de sua riqueza, uma em cada dez espécies conhecidas em todo o planeta vive nessa floresta, formando a maior coleção de espécimes de animais e de plantas vivas da Terra.

A Amazônia ainda é um dos poucos lugares na Terra, onde se encontram povos primitivos. Tais tribos espalham-se pela floresta, onde o acesso é dificílimo, o que possibilita que cada uma delas continue mantendo sua cultura inalterada. Estudiosos da região acreditam que ainda possa haver tribos desconhecidas, vivendo em regiões inacessíveis, que não tiveram nenhum contato com a civilização.

 Curiosidades:

 A Amazônia é também chamada de Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica.

  • A fauna e flora amazônicas foram descritas no impressionante Flora Brasiliensis (15 volumes), de Carl von Martius, naturalista austríaco que dedicou boa parte de sua vida à pesquisa da Amazônia, no século XIX.
  • A dificuldade para a entrada de luz, em razão da abundância de copas, faz com que a vegetação rasteira seja muito escassa na Amazônia, assim como os animais que habitam o solo e precisam dessa vegetação.
  • A maior parte da fauna amazônica é composta por animais que habitam as copas das árvores, cuja altura fica entre 30 e 50 metros.
  • A dificuldade de acesso às altas copas faz com que grande parte da fauna ainda seja desconhecida.
  • O desmatamento na Amazônia ameaça muitas espécies. Sendo suas principais causas os assentamentos humanos e o uso da terra para a agricultura, embora o solo seja produtivo apenas por um curto período de tempo, o que faz com que os agricultores estejam constantemente mudando-se para novas áreas e desmatando outras partes da floresta.

(*) Foto copiada de http://www.espacoturismo.com/aventura/turismo-na-floresta-amazonica

 Fontes de pesquisa:

http://www.webciencia.com/17_intro.htm

http://www.brasil-turismo.com/amazonia.htm

Wikipédia

2 comentários sobre “A FLORESTA AMAZÔNICA

  1. Carlos A. Pimentel

    Lu,

    Em 2012 viajei quatro vezes para Manaus a trabalho, sendo que uma delas a turismo. Já estive também no Pará. O seu artigo reflete muito bem o que é a Amazônia. Melhor ainda quando temos a oportunidade de estar lá, sentindo toda a força da Natureza e entrar em contato direto com os Povos da Floresta.

    Abraços,

    Beto.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Beto

      Aquela região do Brasil é maravilhosa.
      Mas o calor que ali faz me desanima.
      Já passei 20 dias em Belém, e que quase me diluí em água … risos.
      E as coisas gostosas que tem o Norte?
      Vixe Maria!

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *