A FOFOCA CAUSA MAL A TODOS

 Autoria do Dr. Telmo Diniz

trimonkeis

Fofoca é sinônimo de bisbilhotice e mexerico. A fofoca é prática de uma pessoa xereta, que normalmente inventa notícias sobre algo ou alguém para compartilhar com outras pessoas. Em muitas ocasiões, o segredo partilhado pode nem ser verdade, mas é divulgado como se fosse.

O fofoqueiro gosta de um “ti-ti-ti”. Um dos seus objetivos é difamar outras pessoas para se sentir superior. Sua baixa autoestima e o desvio em seu caráter são preponderantes. Um fofoqueiro gosta de achar que é uma fonte importante de conhecimento, falando muitas vezes das falhas dos outros, entretanto, não reconhece a própria. Há uma íntima relação da fofoca com a mentira. A mentira compulsiva, também conhecida por mitomania é a tendência patológica, voluntária e inconsciente para mentir. Ou seja, o fofoqueiro adora uma mentira.

A fofoca traz prejuízo a todos. É ruim para quem conta, para quem ouve e para a comunidade. Quando se espalha, e é tida como verdadeira, gera conflitos, cria expectativas infundadas, desmotiva, cria tensão entre colaboradores e gestores, acabando por tirar o foco das pessoas para o trabalho, causando enormes prejuízos para a empresa. O fofoqueiro é como uma fruta estragada em meio às outras. Deve ser retirada rapidamente, antes que contamine todo o restante do cesto.

O fofoqueiro pode se apresentar de diversas formas. Pessoas que se ocupam da vida dos outros ou, que querem viver a vida alheia, ou pior, que utilizam desse instrumento para prejudicar colegas. Utilizam-se das fofocas e mentiras para galgar na vida, normalmente, à custa e prejuízo de outrem. Fofoqueiros são como tumores, vão matando aos poucos. Se é que me entendem! O ambiente corporativo está cheio deles.

Portanto, tenha muito cuidado com pessoas com essas características. Não se engane pela meiguice, pelas demonstrações de afeto e carinho e pela generosidade dispensada, porque elas são manipuladoras e absolutamente mal intencionadas. E isso tende a ser pior quando um gestor aprecia tal comportamento. Certamente, os chefes que agem desta forma contribuem para o vital enfraquecimento de seu time e da empresa como consequência. É uma erva daninha corporativa.

Por exemplo, na empresa, quando a fofoca estiver incomodando, leve o fato imediatamente para a liderança do setor. Converse com seu superior hierárquico e faça com que ele ou ela compreenda o que está ocorrendo. Se o chefe é o fofoqueiro, abra bem os olhos, analise uma troca de setor ou a saída da própria empresa. Observe o ambiente em que você está inserido e não participe das “rodinhas de fofoca”. Não corra o risco de se contaminar. É inteligente ser discreto. De preferência, chegue mudo e saia calado. O foco no trabalho afasta os fofoqueiros de plantão.

Sócrates, o filósofo grego, falou no assunto: “Você já passou no que vai me falar pela peneira da verdade? Já passou pela peneira da bondade? Já passou pela peneira da utilidade? Se você não sabe se é verdade, bom ou útil, então, não somente peço que não me conte, mas imploro que esqueça!”.

Nota: imagem copiada de familia.com.br

2 comentários sobre “A FOFOCA CAUSA MAL A TODOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *