DO VALE AO PARAÍSO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

capa vale
A saga dos colonizadores do Mucuri, Pampã, Norte e Umburanas

O escritor e historiador Adevaldo Rodrigues de Souza acaba de lançar o seu primeiro livro, Do Vale ao Paraíso, que conta a história da migração das famílias que deixaram outrora as terras férteis do Vale do Jequitinhonha, ressequidas por bravos períodos de seca, em busca do ainda verdejante Vale do Mucuri, em Minas Gerais.

Na introdução de seu livro, o escritor fala com carinho sobre a figura do historiador e de sua importância para a História: “O historiador, viajante do tempo pretérito, devolve a vida às raízes do passado, ao transportar os fatos para o presente, não permitindo que eles morram, mas que se transformem em sementes de exemplos para as gerações de hoje e de amanhã, pois a palavra escrita cria vida e serve de candeeiro para iluminar a existência de pessoas valorosas que ajudaram a compor a história de sua cidade, região ou país. Sem a figura do historiador, esses fatos e tais pessoas seriam apenas como raízes ressequidas e ocultas pelo tempo. Lamentavelmente, vemos isso ocorrer ao longo de nossa história, fazendo valer a expressão de que ‘um povo sem memória é um povo pobre’.” E, infelizmente, assim tem sido com a história do povo brasileiro.

Como Adevaldo Rodrigues mesmo explica: “Do Vale ao Paraíso propõe contar a história dos colonizadores que chegaram ao Vale do Mucuri, depois de deixar o Vale do Jequitinhonha em razão dos períodos hostis de seca, quando até a esperança minguava.” Mas, para localizar o leitor dentro da história de nosso país, o escritor dá-nos uma visão geral da colonização pela qual passou o Brasil, desde a chegada dos navegadores portugueses, passando pela criação das Capitanias Hereditárias, pelo nascimento dos primeiros povoados, sem se esquecer do “Ciclo do Ouro” e de como a coroa portuguesa usou e abusou de nossas riquezas. Também traz à tona a economia da poaia, o trabalho dos corajosos tropeiros, a história de algumas cidades do Vale do Mucuri e, como não podia deixar de ser, conta a história de Teófilo Benedito Ottoni, uma das figuras mais ilustres de Minas Gerais, que sempre esteve um passo à frente de seu tempo.

Do Vale ao Paraíso trata-se de um livro dinâmico e de leitura fácil em que o escritor, como um jardineiro responsável e amoroso, como ele mesmo explica “revolve a terra em busca das raízes do passado de sua gente”. É fato que “Às vezes, elas estão tão profundas que exigem muito trabalho. Noutras, são tão frágeis, pois ficaram tanto tempo escondidas, que se tornam necessários muitos cuidados para recuperá-las, pois a cada ano vivido mais distantes ficam as marcas de um tempo que se foi.”. Fica aqui a sugestão de um livro que muito tem a nos ensinar.

Contato: adevaldoparaiso@hotmail.com

3 comentários sobre “DO VALE AO PARAÍSO

  1. Delmar Gil Ferreira

    Adevaldo
    Foram tantas emoções, viajei no tempo! Parabéns pela ideia genial. Para quem ama aquela região esse livro é de grande valor. Gostaria muito de ler também as páginas que não foram digitalizadas. Parabéns mais uma vez, sucesso!

    Delmar

    Responder
  2. Adevaldo Rodrigues

    Delmar

    Obrigado pelas palavras carinhosas. Pessoas como você incentivam-nos a continuar o nosso compromisso de divulgar a história da nossa região. Minha próxima publicação, cujo trabalho está em andamento, será o resgate histórico dos 27 municípios que compõem a região do Vale do Mucuri.

    Um grande abraço,

    Adevaldo

    Responder
  3. Delmar Gil Ferreira

    Fiquei sabendo do livro em Bertópolis ano 2016, consegui no mercado livre. É uma honra ler um livro de um escritor da minha região e que eu conheci. Parabéns, Adevaldo, sucesso sempre!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *