Aert van der Neer – CENA DE RIO AO LUAR

Autoria de LuDiasBH 

ceralu

A composição Cena de Rio ao Luar é uma obra do pintor holandês Aert van der Neer (c.1603-1677). Trata-se de um dos artistas que mais pintou paisagens com pessoas. Aludem alguns críticos de arte que a paisagem holandesa seiscentista tinha por objetivo retratar a classe média em ambientes familiares. Se isso é certo, o pintor Neer foi realmente comprometido com tal desejo, conforme mostra sua obra. Tal tema era muito comum na Holanda e também na Inglaterra e França, como comprovam as obras relativas à época.

O quadro acima é um dos primeiros pintados pelo artista e um dos mais famosos. Ele optou por pintar uma via fluvial, mas à noite. Em sua pintura chama a atenção, sobretudo, a grandiosa lua-cheia, que se posiciona abaixo das nuvens, quase no centro da tela. Ela ilumina a paisagem noturna, sendo que um feixe de raios desce atrás de dois barcos. A lua é responsável por alumiar os elementos da composição, transformando-os em silhuetas escuras. A água da via, ao refletir a luz lunar, transforma-se num grande espelho prateado.

Poucas figuras humanas apresentam-se na paisagem. Em primeiro plano estão três homens com duas carroças e dois burros a puxá-las, seguidos por dois cachorros. Dentro da água, dois homens cuidam de dois barcos. Ao fundo estão ancoradas algumas embarcações a vela. À direita, descansam algumas reses na beira da via fluvial, enquanto à esquerda perfilam-se algumas casas e árvores, vendo-se mais ao fundo um moinho com suas pás. Uma mulher está assentada num banco, do lado de fora da primeira casa.

Ficha técnica
Ano: c. 1645
Dimensões: 55 x 103 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

2 comentários sobre “Aert van der Neer – CENA DE RIO AO LUAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *