ÁGUA – O BEM MAIS VALIOSO DA VIDA
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Dr. Telmo Diniz

munch12345
Composta por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O, a água é a principal substância para a manutenção da vida de todas as espécies. Ela corresponde a aproximadamente 70% da superfície terrestre e também o mesmo percentual do nosso corpo.

Apesar da abundância de água no planeta, é importante ressaltar que esse recurso natural deve ter seu uso racionalizado, visto que sua quantidade e qualidade estão sendo afetadas drasticamente em virtude das ações humanas, sobretudo pelas atividades industriais, expansão urbana, agricultura, mineração e uso doméstico inadequado. É neste último ponto que gostaria de falar um pouco mais.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Ou seja, gastamos o dobro de água, sem necessidade. É perda de dinheiro e de recursos hídricos. Portanto, é importante uma mudança de hábitos para preservar o bem mais valioso do planeta.

Dicas simples que todos podemos seguir incluem:
• O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se, ao se ensaboar, fechar-se o registro. Isto economiza 90 litros.
• Fazer a escovação dos dentes com a torneira fechada. Só isto pode evitar o desperdício de 11 litros em quem faz a higienização bucal por 5 minutos. A mesma economia se dá durante o barbear.
• O ideal é ter em casa bacia sanitária com caixa acoplada, que é mais econômica. Bacias com válvula gastam muitos litros de água a mais.
• Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe antes e, só então, abra a torneira. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.
• Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave poucas peças por vez.
• As plantas devem ser regadas durante o verão logo pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por rega.
• Adote o hábito de usar a vassoura, e menos a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa. Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 280 litros de água.

Devemos ter a consciência de que há um limite de água potável no nosso planeta e, que esse recurso é fundamental para a manutenção e desenvolvimento da vida. Sendo assim, temos que lutar pela preservação da água, mudando nossos hábitos e exigindo políticas de saneamento ambiental. Se cada um fizer sua parte poderemos ter água de boa qualidade por mais tempo, para nós e para as futuras gerações.

Nota: foto do australiano Bill Gekas, premiado e renomado fotógrafo de belas artes. Autodidata, sua admiração pelo trabalho de ‘velhos mestres holandeses’, como Rembrandt e Vermeer, influencia fortemente seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *