Alessandro Magnasco – MATANÇA DOS INOCENTES

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

madoin

A composição Matança dos Inocentes é em uma obra do pintor italiano Alessandro Magnasco (1667-1749), que iniciou seus estudos com seu pai, o pintor Stefano Magnasco. Foi também aluno de Valerio Castello e Filippo Abiatti. Trabalhou para o grão-duque Fernando de Medici e para as famílias Borromeo e Visconti, entre outras.

O artista gostava de pintar, sobretudo, paisagens com cenas da vida de monges, freiras, ciganas, feiticeiras, pedintes e vagabundos. Em suas paisagens fantásticas, castigadas pelas intempéries, ele dispõe suas figuras longilíneas e dramáticas, através de uma pintura enérgica e de um jogo de luz responsável por produzir efeitos sombrios.

Em seu expressivo quadro Matança dos Inocentes, o artista apresenta um episódio bíblico, relatado no Novo Testamento, sobre a ordem dada por Herodes, para que todas as crianças, nascidas em Belém, e com menos de dois anos, fossem executadas. Tal passagem bíblica vem inspirando artistas em todos os tempos, principalmente na pintura e na escultura.

A matança ocorre em primeiro plano, limitada por colunas e arcadas. No centro da composição, formando uma pirâmide em base larga, está um soldado sobre seu cavalo empinado, segurando um bebê pelas pernas e trazendo uma espada na mão direita, enquanto a mãe clama desesperadamente.

Os elementos da composição convergem para o centro, como mostra a postura dos três degoladores, à esquerda, e a daquele que se encontra à direita, segurando a cabeça da mulher de vestido azul, que traz o filho debaixo de seu corpo.

Ficha técnica
Ano: entre 1735 e 1742
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 65,5 x 83,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *