Almeida Júnior – SAUDADE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

saud.    saud. I

A composição Saudade, obra do artista brasileiro Almeida Júnior, é outra obra do último ano de vida do artista, e, que tem a presença de uma janela, elemento tão comum aos quadros do pintor, que nos remete ao artista holandês Vermeer (A Leiteira, Moça com Brinco de Pérola, etc.), que tinha predileção por retratar ambientes do dia a dia.

Uma mulher jovem, com vestimenta preta, possivelmente viúva, de costas para a janela de madeira, e de frente para o observador, com a cabeça baixa e cabelos despencando pela face esquerda, com lágrimas a escorrer-lhe pelo nariz, segura uma foto na mão esquerda, enquanto com a direita cobre a boca com um xale preto. Seu rosto, com os olhos comprimidos, denota uma expressão de grande saudade.

O chapéu de palha, pendurado na parede, leva a um segundo personagem, ausente da cena, provavelmente o marido. Um baú entreaberto, onde se vê, acima de sua tampa, um velho livro de fotografias, coberto com um véu, reforça o sentimento de solidão e tristeza.

Através da janela aberta entra a luz, vê-se apenas uma parte dela. Todo o ambiente é simples, com a parede à esquerda necessitando de reparos, levando o observador a imaginar que se trata de um ambiente rural.

Ficha técnica
Ano: 1899
Dimensões: 197 x 101 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil

Fonte de pesquisa
Almeida Júnior/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *