Ambrogio Bergognone – MADONA E O MENINO…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Ambrogio Bergognone (1470 – c.1523) pertenceu à Renascença italiana, tendo sido membro da Escola Milanesa. Viveu na mesma época de Leonardo da Vinci. Seu estilo tinha influências dos pintores Vicenzo Foppa e Bernardina Zenale.

A obra do pintor, denominada Madona e o Menino, Santa Catarina e o Bem-aventurado Stefano Maconi, é tida como um de seus mais belos trabalhos.  Em primeiro plano encontram-se a Virgem, segurando um cravo, e os dois santos em volta do Menino que, com a mão direita, faz o gesto de bênção. Ele ocupa o centro da composição. Santa Catarina segura uma cruz, enquanto São Stefano Marconi traz as mãos postas em sinal de oração.

Ao fundo, em segundo plano, desenrola-se uma lírica paisagem, onde se vê um atalho, à direita, que leva em direção a uma igreja num terreno mais alto, sendo possível divisar ali o vulto de algumas pessoas. À esquerda, dois homens em seus cavalos seguem atrás de um cavalariço. Na margem do rio, duas pessoas parecem aguardar transporte para a travessia. No meio do rio, dois barcos emparelhados conduzem três indivíduos de pé. Mais ao fundo ergue-se parte de uma cidade. Um ramo com um lírio branco, simbolizando a pureza da Virgem Maria, surge entre os dois santos.

Ficha técnica
Ano: c.1490
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 39 x 45 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *