Andrea del Sarto – A ANUNCIAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

sarto

A Anunciação do pintor Andrea del Sarto, um dos grandes artistas do Alto Renascimento, é uma obra bem diferente, pois o encontro entre a Virgem Maria e o anjo mensageiro acontece ao lado das ruínas clássicas romanas, ao ar livre.

A Virgem é surpreendida pela chegada do anjo, que se ajoelha diante dela e a saúda com a mão direita, enquanto que, com a esquerda, segura um ramo de lírios brancos, simbolizando a pureza de Maria, que se apresenta como uma mulher comum, sem a presença da auréola. Ela traz na mão esquerda um pequeno livro de orações, marcado com o dedo indicador, o que mostra que estava lendo. Seu olhar indagador volta-se para o anjo. No chão encontra-se outro livro e duas rosas, o que indica que ela estava assentada, enquanto lia, levantando-se com a chegada do anjo mensageiro.

O anjo com suas asas escuras fita a Virgem. Atrás de si estão dois outros, de pé, sendo possível ver suas auréolas. Eles observam a cena. Um deles tem os braços cruzados sobre o peito, enquanto o outro estende a mão direita em direção a Maria. Ao alto, no lado esquerdo da composição, uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, voa em direção à Virgem, deixando atrás de si uma luz dourada. E no centro da obra, Adão ocupa o centro de fuga da composição, em forma de uma estátua. Personagens de uma sacada parecem observar a cena. Ao fundo, uma paisagem com montanhas azuis e duas árvores, descortina-se.

Dados técnicos
Ano: 1512
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 185 x 174,5 cm
Localização: Galleria Palatina, Florença, Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *