Arte de Rua – OS GÊMEOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

rua12
Somos complementares: um completa o pensamento do outro a todo o momento, pois nosso processo criativo é tão natural para nós, que é até difícil de expelicar. Parece que existe um fio, vamos sempre estar conectados, mesmo quando estivermos longe um do outro. É um vínculo eterno. (Os Gêmeos)

São Paulo é, sem dúvida, o celeiro dos grafiteiros. E é ali que se encontram os famosos irmãos gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo, nascidos em 1974. Eles são conhecidos nacional e internacionalmente como Os Gêmeos ou “osgemeos”. A dupla, que tem formação em desenho de comunicação, começou a grafitar em 1987, tornando-se cada vez mais conhecida na cidade paulista, sendo também responsável por ajudar a criar um grafite de estilo bem nacional.

A arte do grafite mostrou-se presente na vida de Otávio e Gustavo desde que eram garotos, moradores do bairro Cambuci, na cidade de São Paulo, quando já brincavam fazendo “arte”, sob os olhos incentivadores da família. A chegada da cultura hip hop no país, lá pelos anos 80, alargou ainda mais os horizontes da dupla, que transitava por diversas técnicas de pintura, passando pelo desenho e até mesmo pela escultura. A rua era a mais importante mestra. Depois de acumular uma rica experiência, e embora não tenha abandonado o grafite, o trabalho dos dois vem evoluindo cada vez mais, agregando influência de outras culturas.

O sucesso obtido no Brasil tem levado o trabalho de Os Gêmeos para diversos países. A dupla é presença marcante nos grandes eventos nacionais e internacionais, com mostras individuais em museus e galerias de vários países, como Grécia, Alemanha, Inglaterra, Cuba, Itália, Espanha, Japão, Lituânia, Estados Unidos, etc. A temática do trabalho artístico feito pelos dois irmãos engloba, principalmente, a crítica social e a política.

Nota: painel na avenida 23 de Maio, São Paulo, Brasil

Fontes de pesquisa
O mundo do grafite/ Nicholas Ganz
http://www.osgemeos.com.br/pt/biografia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *