Bosch – JUÍZO FINAL (II) – PECADO ORIGINAL

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

feno1O tríptico Juízo Final, obra do pintor Hieronymus Bosch, quando aberto, tem ao centro o Juízo Final, que mostra os castigos sofridos pelos pecadores; à esquerda do observador, apresenta o Pecado Original; e, à direita, o Inferno. Quando fechado, o tríptico mostra nos lados exteriores de suas abas as figuras de Santiago de Compostela e de São Bravo.

Na aba que apresenta o Pecado Original, Bosch compôs as figuras humanas num jardim exuberante, com um gramado verde, árvores frondosas e frutíferas, lago e animais.

Em primeiro plano, Deus cria Eva, que se encontra ajoelhada e é segura pela mão esquerda, enquanto Adão dorme na relva. Logo depois, o casal encontra-se próximo a uma macieira, sendo tentado pelo diabo, em forma de uma serpente. Num outro plano, Adão e Eva estão sendo expulsos do jardim por um anjo, que usa roupas esvoaçantes, e traz uma espada na mão direita. Ele usa um gesto enérgico para expulsar o casal, que,  amedrontado, tenta se esconder entre as árvores. Adão leva a mão à cabeça, enquanto Eva tapa a púbis.

No céu é vista a queda dos anjos rebeldes que, após o pecado original, transformam-se em demônios. E mais acima destes está a figura do Criador e, imediatamente abaixo dele, estão os seus anjos.

Ficha técnica
Ano: c. de 1482
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 167 x 60 cm
Localização: Akademie der Bildende Künste, Viena, Áustria

Fontes de pesquisa
Bosch/ Abril Coleções
Bosch/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *