Bosch – TRÍPTICO DA TENTAÇÃO DE SANTO ANTÃO (I)

Autoria de LuDiasBH

ANDARILHO12
O diabo dispõe de mil maneiras para causar dano. Naquela mesma noite ouviu-se um ruído tão grande que tremeu todo aquele lugar. Os muros da sua cela pareceram abrir-se, e entrou uma multidão de demônios; aparências de bestas selvagens e répteis, espectros de leões, ursos, leopardos, touros, serpentes, áspides, escorpiões e lobos enchiam o recinto.(Atanásio de Alexandria, sobre Santo Antão)

O pintor holandês Hieronymus Bosch (c. 1450 -1516) era um artista profundamente preocupado com a maldade humana e ficou famoso por suas aterradoras representações das forças do mal.

O tríptico A Tentação de Santo Antão é outra obra-prima do pintor holandês Hieronymus Bosch, mostrando o poder que Satanás exerce sobre o mundo, ao usar todos os seus ardis, para capturar a alma humana, iludida com os prazeres dos sentidos. O tríptico traz no volante esquerdo O Voo e a Queda de Santo Antão, no central, A Tentação de Santo Antão, e no direito, Santo Antão em Meditação (todos presentes neste blog).

O artista toma como tema a lenda sobre santo Antão, asceta egípcio do século III, que depois de distribuir seus bens com os pobres, retira-se para o deserto, onde passa 20 anos, a fim de levar uma vida pia e refletir sobre as palavras de Jesus. Contudo, os demônios personificados nos pecados de sua vida passada, começam a tentá-lo com visões devassas e aterrorizantes, pondo em cheque a sua fé, que no final é a grande vencedora. O santo tornou-se um símbolo de renúncia à vida mundana.

Bosch vale-se de todo o seu conhecimento para retratar a lenda do santo, de modo que a composição está cheia de símbolos estranhos, relacionados com a alquimia, com a magia e o ocultismo, que continuam indecifráveis até os dias de hoje, como vimos em suas pinturas anteriores, analisadas aqui.

Ficha técnica
Ano: c. 1501
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 131,5 x 225 cm
Localização: Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, Portugal

Fonte de pesquisa
Bosch/ Taschen
Bosch/ Abril Coleções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *