Botticelli – A ANUNCIAÇÃO DE CASTELLO

Autoria de LuDiasBH

anunciacao12

A Anunciação de Castello é retratada nesta pintura pelo pintor renascentista italiano Sandro Botticelli, com cores fortes e luminosas, com a predominância dos tons quentes. O artista mostra o momento  em que o arcanjo Gabriel anuncia à Virgem Maria que o Espírito Santo irá lhe fazer uma visita.

A cena se passa numa sala de piso de terracota com separações de mármore branco. A porta aberta deixa ver a paisagem lá fora, apresentando uma grande e delgada árvore à margem de um rio, que conduz até uma cidade torreada. Mais distante, perto de uma ponte, está ancorado um barco, enquanto outro navega no rio.

A Virgem Maria, perto de seu genuflexório com um livro de orações, inclina-se delicadamente em direção ao anjo, que se encontra ajoelhado. Ela está suntuosamente vestida e traz na cabeça um delicado véu, que desce sobre seu corpo. Sua figura é delgada e graciosa.

O anjo, ajoelhado, faz um gesto com a mão direita  saudando a Virgem, enquanto com a esquerda segura um ramo de lírios brancos, que simboliza a virgindade de Maria. Sua presença perto da porta, sugere que tenha acabado de chegar. Suas asas coloridas caem-lhe pelas costas, sobre suas vestes vermelhas. Seu corpo está dobrado em direção à Virgem, enquanto sua sombra desliza-se suavemente pelo chão.

Ficha técnica:
Ano: c. 1489
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 150 x 156 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *