Caravaggio – NARCISO

Autoria de LuDiasBH

menino12345

A composição denominada Narciso, obra do pintor barroco italiano Caravaggio, tem como tema a mitologia grega. Dentre as pinturas feitas por inúmeros artistas, sobre tal temática, esta é, sem dúvida, uma das mais inquietadoras, por tratar-se de uma composição inteligente, que retira o belo Narciso da Antiguidade clássica, para retratá-lo com um jovem da época do pintor.

Caravaggio divide sua tela em duas partes horizontais que formam dois retângulos. Na primeira delas está o formoso Narciso debruçado sobre a água. Na segunda está a fonte com o reflexo do jovem. No ambiente não há nada a não ser a figura deNarciso e seu reflexo. O fundo escuro tem como objetivo dar centralidade à cena em que o rapaz ainda não havia descoberto que se tratava de seu reflexo.

A luz, ao atingir os braços, parte do rosto e do pescoço de Narciso, assim como sua camisa branca, forma um arco. No centro desse mesmo arco encontra-se o joelho iluminado do jovem. O seu reflexo aparece mais escurecido na água, perdendo sua luminosidade, o que dá à obra um caráter bem realista.

Na sua pintura, Caravaggio alude apenas ao estritamente necessário no que se refere ao mito grego, de modo que o observador não encontra meios para divagação, centrando-se apenas no ponto mais importante. O que fortalece ainda mais a noção de amor por si mesmo, por parte de Narciso.

O jovem vaidoso encontra-se de boca aberta, encabulado com a beleza vista, debruçado sobre a fonte, escorado nos dois braços, com as mãos espalmadas, estando a esquerda a tocar a água. As mangas de sua camisa foram levantadas para não serem molhadas. Seu olhar dirige-se para a água escura da fonte. As pequenas e delicadas bolhas brancas, que separam os dois retângulos, parecem ter sido pintadas por Caravaggio com a finalidade de separara o mundo real do fictício.

Esta pintura já foi atribuida a outros artistas como Spadarino, Nicholas Tornioli e Orazio Gentileschi, até que o renomado historiador de arte, Roberto Longhi, atribui-a definitivamente a Caravaggio.

Nota: na categoria MITOS E LENDAS, o leitor encontrará a história de Narciso.

Ficha técnica
Ano: c. 1597-1599
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 113,3 x 95 cm
Localização: coleção particular, Roma, Itália

Fontes de pesquisa
Caravaggio/ Folha
http://www.arteworld.it/narciso/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *