Caravaggio – SÃO JERÔNIMO QUE ESCREVE

Autoria de LuDiasBH

sao

Também conhecida como São Jerônimo Penitente, esta tela de Caravaggio é uma das mais famosas, ao lado de Medusa Murtola, dentre as sete que se encontram na exposição Caravaggio e Seus Seguidores, ora no Brasil.

A Igreja Católica, no início do século XVII, desenvolveu um grande culto em honra de São Jerônimo, venerado como um ardente propagador do culto à Virgem Maria.

Na composição, São Jerônimo encontra-se de cabeça baixa, imerso na leitura e na escrita de um texto, conforme mostram as rugas acentuadas em sua testa. Seu corpo magro está envolto em um manto vermelho que deixa parte do tronco e braço direito a descoberto. O santo já idoso e calvo usa uma longa barba branca.

O braço de São Jerônimo, que empunha uma pena, direciona o olhar do observador para o crânio que se encontra sobre um livro aberto, fazendo uma alusão ao tema estudado por ele: a fugacidade e a fragilidade da vida humana. Sua cabeça calva possui uma grande semelhança com a caveira.

Caravaggio, usando sua apurada técnica de luz e sombra, põe em destaque o manto vermelho do santo, o branco forte do tecido sobre a mesa e do livro onde se encontra o crânio, os tons marrons da mesa de madeira e dos livros sobre ela, assim como o santo e a caveira.

Ficha técnica:
Data: c. 1605
Dimensões: 112 x 157 cm
Material: óleo sobre tela
Localização: Galeria Borghese, Roma, Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *