Chagall – O CAMPO DE MARTE

Autoria de LuDiasBH

ocadema

A composição O Campo de Marte  é uma obra-prima do pintor russo Marc Chagall, em que ele apresenta delicados motivos florais.Tudo neste quadro é maravilhoso e envolvente. O pintor faz uso das cores com maestria, levando em conta todos os seus valores. Os tons, em suas variadas graduações, são modelados minuciosamente.

Duas cabeças, a de um homem e a de uma mulher, pairam acima de uma cidade. Não encontrei explicações para a simbologia do quadro. O homem, com seu gesto, parece evocar a figura de Cristo, enquanto a mulher pode simbolizar a Virgem Maria, pois uma enorme auréola cinge a cabeça das duas figuras.

Predomina na pintura a cor azul, em inúmeras tonalidades. A cor branca na cabeça da mulher e o verde do rosto do homem hipnotizam os olhos do observador, assim como a esfera vermelha, que lembra o sol ou o planeta Marte. Atrás das duas cabeças vê-se o desenho de uma sinagoga, se levarmos em consideração o credo do pintor. Além das flores, um pássaro ocupa o canto inferior direito da pintura.

Ficha técnica
Ano: 1954-55
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 149,5 x 105 cm
Localização: Museum Folkwang, Essen, Alemanha

Fonte de pesquisa
Marc Chagall/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *